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Criador trofense participou na Semana de Moda de São Paulo, onde apresentou a colecção “Nómada Urbano”, da marca Red Oak, inspirada no estilo vintage.

A moda portuguesa está a dar passos largos para conquistar o mercado brasileiro e entre os estilistas que o tornam uma realidade está Júlio Torcato, criador trofense, que marcou presença na São Paulo Fashion Week, juntamente com Ana Salazar. Habituado a desenhar roupa só para o público masculino, Júlio Torcato é desde 2009 designer da Red Oak, marca que levou a desfilar no Brasil com a colecção “Nómada Urbano”.

Concebidas à imagem de um estilo prático, dinâmico e moderno, as propostas do estilista trofense para homem e senhora têm pinceladas vintage. Na colecção de Outono/Inverno 2010-2011, Júlio Torcato apresenta malhas, vestidos justos e pelo joelho, calças de ganga, calças de fazenda de corte clássico, luvas, casacos de pele e écharpes.

Criada em 2008, a marca Red Oak desfilou na Semana de Moda de São Paulo no âmbito da “aposta da marca na internacionalização e na exportação enquanto factores de crescimento”. Quem o adianta é Francisco Maria Balsemão, presidente da Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE) que, em São Paulo, durante os desfiles dos estilistas portugueses, afirmou que a produção portuguesa tem “boa aceitação” no Brasil.

“Temos de apostar no Brasil e aproveitar o seu crescimento económico”, disse Francisco Maria Balsemão, ao salientar que o desfile dos dois estilistas representa a quinta acção de promoção do Portugal Fashion no Brasil desde 1999.

Natural da Trofa, Júlio Torcato concluiu o curso de Design de Moda na Academia de Moda do Porto. Em 1992 fundou o seu próprio gabinete de design, desenvolvimento e consultadoria, direccionado para o apoio à indústria têxtil e de vestuário. Em Junho de 2008 comemorou 20 anos de carreira com uma exposição na Casa da Cultura da Trofa, em Santiago de Bougado, onde expôs algumas das obras mais importantes do seu percurso. J.B.