quant
Fique ligado

Ano 2012

Jovens trofenses discutem Orçamento Participativo

Publicado

em

O Salão Polivalente dos Bombeiros Voluntários da Trofa acolhe no sábado, dia 26 de maio, a Assembleia Municipal de jovens da Trofa. Está marcada para as 15 horas a segunda Assembleia Municipal de Jovens da Trofa, onde serão apresentados e votados os projetos a concurso neste segundo ano do Orçamento Participativo Jovem (OPJ).

Quinze projetos, que já foram apresentados pelas escolas, associações e grupos de jovens do concelho, serão votados pelos mais de 700 jovens, que estão inscritos no movimento OPJ. Organização de festivais de cinema, workshops de multimédia, a criação de um skatepark , festivais culturais, requalificação de espaços desportivos, construção de circuitos de manutenção, dinamização de espaços escolares e criação de uma rádio escola são algumas das ideias apresentadas pelos jovens, com idades compreendidas entre os dez e os 30 anos, que vivem, estudam ou trabalham na Trofa.

Em causa estão 20 mil euros anuais dedicados a estes projetos, sendo que 12.500 euros são para projetos de âmbito geral e 7500 euros são destinados a projetos apresentados pelas escolas. Julien Talpin, da universidade de Lille, Região de Poitou Charentes (França), assessor de Ségolène Royal, e ainda Patricia Garcia, Leiva da Universidade de Málaga (Espanha), são alguns dos convidados que marcarão presença nesta assembleia. O OPJ, lançado pela Câmara Municipal da Trofa, tem o apoio do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, que permite assim, a fundamentação científica de toda a iniciativa.

De recordar que, este projeto é deliberativo, já que as propostas apresentadas e votadas pelos jovens participantes integram o Plano e Orçamento da Câmara Municipal para o ano seguinte. Para mais informações sobre esta temática poderá consultar o site http://opjdatrofa.com/ ou através do facebook http://www.facebook.com/opjovemtrofa.

De salientar que a autarquia participou, na quinta-feira, 17 de maio, no Workshop Internacional sobre Orçamentos Participativos, que decorreu de 15 a 21 de maio na Lousã, para apresentar o projeto Orçamento Participativo Jovem da Trofa. A atividade, que decorreu no Auditório da Biblioteca Municipal da Lousã, destinou-se a dirigentes associativos, formadores, professores, políticos e animadores, tendo sido organizado pela Associação Activar, uma associação de desenvolvimento local, sem fins lucrativos, que intervém na comunidade desenvolvendo projetos de carácter social e cultural diversos, nomeadamente nas áreas da infância, juventude e formação profissional.

O OPJ da Trofa foi apresentado como uma experiência de sucesso a decorrer pelo segundo ano consecutivo no concelho da Trofa. Um debate reuniu participantes de 12 países diferentes, com interesse em aprofundar a qualificação e a valorização das pessoas, das organizações e do território numa perspetiva de sustentabilidade, promovendo uma forte aposta numa cidadania ativa e solidária.

 

Publicidade

PROJETOS CONCORRENTES NO ÂMBITO ESCOLAR
Valor disponível 7.500,00 €
  1. Do Desporto para a Escola VS da Escola para o Desporto
  2. Rádio Crazy – uma Rádio na Escola
  3. S. Romão do Coronado – Operação Especial, Bufete!

PROJETOS CONCORRENTES NO ÂMBITO CONCELHIO
Valor disponível 12.500,00 €
  1. Acolher um Animal é ter um Amigo
  2. Apoio ao Toxicodependente
  3. Da Cultura à Trofa
  4. Guidões Equipado para Servir
  5. Festival do Cinema e das Artes (8)
  6. iTrofa – Eu, Trofa
  7. Recinto Desportivo
  8. Sé7imo Plano
  9. Skateland
  10. S. Mamede ConVida
  11. Sob o Céu Estrelado
  12. Vassourada – Projeto de Intervenção Cultural

{fcomment}

Continuar a ler...
Publicidade
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.

Ano 2012

Verbas da Câmara para as obras da Junta tema da Assembleia

Publicado

em

Por

Na sessão ordinária de dezembro da Assembleia de Freguesia de S. Romão foram aprovados o Plano de Atividades e Orçamento para 2013.
Informação sobre a reunião do executivo e membros da Assembleia de Freguesia com Joana Lima sobre as “transferências deliberadas em maio de 2009 e destinadas à remodelação da Casa Quinta de S. Romão” provocou divergências.

(mais…)

Continuar a ler...

Ano 2012

Assembleia de S. Mamede – Documentos previsionais aprovados com abstenção do PSD

Publicado

em

Por

Na sessão ordinária da Assembleia de Freguesia de S. Mamede do Coronado foram aprovadas, com a abstenção do PSD, as propostas para o Plano de Atividades, PPI, Orçamento e Mapa de Pessoal para 2013.

O Plano de Atividades, o Plano Plurianual de Investimentos (PPI), Orçamento e Mapa de Pessoal para 2013 estiveram em discussão na última Assembleia de Freguesia de S. Mamede do Coronado, que decorreu na quinta-feira, dia 20 de dezembro.

(mais…)

Continuar a ler...

Edição Papel

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

 

arquivo

Neste dia foi notícia...

Ver mais...

Covid-19

Pode ler também

} a || (a = document.getElementsByTagName("head")[0] || document.getElementsByTagName("body")[0]); a.parentNode.insertBefore(c, a); })(document, window);