quant
Fique ligado

Edição 608

Jorge Oliveira lidera Associação dos Produtores de Leite para “lutar pela dignidade do agricultor”

Avatar

Publicado

em

O trofense Jorge Oliveira assumiu a presidência da APROLEP, Associação dos Produtores de Leite de Portugal.

As eleições decorreram em Ovar, a 25 de janeiro, e ditaram que o responsável pela Quinta Santo Isidro, localizada na Maganha, Santiago de Bougado, sucede a Carlos Neves, de Vila do Conde, que atingiu o limite de mandatos definido para a Associação.
Jorge Oliveira, que já fazia parte do conselho consultivo da APROLEP, assume o mandato com o objetivo de fazer crescer a Associação, com a captação de mais sócios, e “continuar a lutar pela dignidade do agricultor”. “Queremos associados mais pró-ativos, para ganharmos força e conseguirmos ser mais reivindicativos na luta pelos nossos interesses”, argumentou em declarações ao NT.
E os interesses, nos últimos anos, convergem no preço do leite e nas dificuldades daí decorrentes e que fizeram os produtores sair à rua em diversos protestos. Jorge Oliveira confirma que “os últimos anos têm sido muito difíceis”, devido “ao preço do litro de leite” que “está abaixo do custo de produção”.
Apesar de uma pequena melhoria, com efeitos desde 1 de fevereiro, o novo presidente da APROLEP assegura que é insuficiente. “Vamos receber 31 cêntimos por litro de leite, mas, ainda assim, o preço está quatro cêntimos abaixo do que precisamos para trabalhar com alguma segurança e não olhar o futuro com incertezas. Ao fim do mês, é muito dinheiro”, explicou.
A subvalorização do produto fez com que produtores “desistissem” das explorações, mas muitos outros há que “não conseguem desistir, porque têm encargos e penhoraram todos os seus bens para conseguir trabalhar”. Na Trofa, referiu, “nota-se que os agricultores estão a desinvestir e uma das maiores preocupações é o facto de não haver jovens disponíveis para continuar com as explorações”. Esta tendência já se fez sentir na quantidade de leite produzido no concelho. “O ano passado houve uma diminuição”, assegurou Jorge Oliveira.
O presidente da APROLEP afirmou ainda que vai assumir o cargo com o intuito de contribuir para “inverter a imagem que a sociedade tem do agricultor”. “Fazem passar a imagem de que são poluidores e que estão a dar cabo do planeta, mas esquecem-se de que são eles que alimentam a população e metem comida na mesa, ao pequeno-almoço, ao almoço e ao jantar”, sublinhou.
Na direção, Jorge Oliveira é acompanhado por Marisa Costa (Póvoa de Varzim), Jorge Silva (Alcobaça), Eusébio Viana (Odemira) e Carlos Neves (Vila do Conde).

Publicidade
Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...