quant
Fique ligado

Edição 608

Alimentação saudável faz-se com “comida simples”

Avatar

Publicado

em

A palestra “Viagem da Comida Saudável” foi uma autêntica ode aos hábitos passados e ao regresso às compras nas feiras tradicionais.

Daniela Ricardo e Luís Baião, promotores do projeto Zen Family, estiveram na Escola Secundária da Trofa, a convite da Associação de Pais, para exaltar os benefícios de uma alimentação consciente e naturalmente saudável, declarando guerra aos alimentos processados.
Daniela Ricardo, chef de cozinha natural e terapeuta, partilhou alguns dos conhecimentos que adquiriu sobre este tema com diversas viagens pelo mundo, e defendeu a tese que o segredo para ter uma alimentação saudável é “comer de forma mais simples”. Ou seja, ter como base os produtos biológicos, privilegiando os vegetais, as leguminosas e os cereais integrais. Estes são, para Daniela Ricardo, a “verdadeira comida”, em contraponto com os alimentos processados e refeições pré-preparadas. “A nossa alimentação vai ter influência na forma como nos sentimos, como pensamos e até como interagimos com o meio ambiente. Basta pensar que tudo aquilo que nós comemos vai fazer parte de nós de alguma forma, ou vai nutrir as nossas células ou vai construir o nosso corpo”, explicou a terapeuta em declarações ao NT e à TrofaTv, no final da palestra.
E neste processo de “naturalização” da dieta alimentar, é imperativo ter atenção redobrada nos rótulos dos produtos. E se na composição desses alimentos houver “nomes impronunciáveis, elementos desconhecidos ou o açúcar nos dois primeiros lugares”, não devem ser adquiridos.
Ao argumento de que os alimentos biológicos são mais caros, Daniela Ricardo responde que “é preferível pagar uma vez” e não fazer com que as consequências de uma má alimentação obriguem “a pagar, depois, a cura de doenças”. Uma das dicas para obter artigos naturais mais fidedignos a preços baixos é “comprá-los nas feiras tradicionais”, porque dessa forma a aquisição está a ser feita diretamente ao produtor. “Devemos comer, essencialmente, produtos locais e sazonais, porque eles crescem em determinado sítio e em determinada altura do ano e estão mais adaptados para quem vive nesse sítio e nessa época do ano. São aqueles produtos que nos vão nutrir com a energia necessária para nos adaptarmos ao meio onde estamos inseridos”, explicou.
A ingestão de carne e peixe não é proibida, defendeu Daniela Ricardo, mas as quantidades devem ser restringidas. E as “asneiras”, continuou, também podem acontecer, mas só “em situações excecionais e não diariamente”.
A palestra organizada pela Associação de Pais da Escola Secundária da Trofa surgiu como resposta às várias interpelações feitas por encarregados de educação nas reuniões e assembleias-gerais. “É um tema recorrente, por isso, decidimos promover esta iniciativa. Com a troca de contactos surgiu a oportunidade de termos na Trofa a Daniela Ricardo, a dar luzes saborosas sobre o que é uma alimentação saudável”, explicu Nuno Tedim, presidente da Associação de Pais, que já está a preparar outras atrividades do género sobre este e outros temas, como “a adolescência e o cyberbullying”.

Publicidade
Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...