quant
Fique ligado

Edição 447

João Pedro Silva conquista “coração de ouro” com Diamantes de Gould

Publicado

em

 

O trofense João Pedro Silva venceu 16 prémios no concurso internacional Ornishow, em que participou com 60 diamantes de gould.

João Pedro Silva voltou à ribalta em concursos ornitológicos, ao vencer um “coração de ouro” e uma “pena de prata”, no Ornishow, competição internacional, que decorreu no Pavilhão Multiusos de Gondomar, de 8 a 10 de novembro.

Num universo de 3000 pássaros a concurso, o trofense participou nas categorias reservadas aos diamantes de gould dos 700 inscritos, com 60 exemplares. Acabou por vencer 16 prémios, e através deles um “coração de ouro”, por ter sido o segundo mais medalhado na categoria. Já na classificação geral do concurso, acabou em 4º lugar, vencendo uma “pena de prata”. Na panóplia de resultados, aglomerou oito primeiros lugares, três segundos lugares e cinco terceiros lugares, aumentando, pelo terceiro ano consecutivo, a quantidade de conquistas (em 2011 venceu sete prémios e em 2012 dez).

“Esta é já uma exposição bastante grande e eu nunca pensei tirar tantos prémios e atingir o coração de ouro e a pena de prata. Superou as minhas expectativas”, afirmou João Pedro Silva em declarações ao NT.

Para o trofense, estes troféus são “a recompensa” do trabalho de “um ano inteiro” junto de 130 diamantes de gould, dos quais retira mais de 50 “com grande qualidade de exposição”.

Em janeiro, João Pedro Silva vai participar num concurso mundial, em Bari, Itália, onde espera “tirar algum prémio”, mas sempre ciente que “a concorrência é muito grande”.

Publicidade
Continuar a ler...
Publicidade
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.

Edição 447

Interculturalidade celebrada com almoço

Publicado

em

Por

 

A interculturalidade vai estar em voga na Trofa e no país, no dia 24 de novembro, com a iniciativa “Família do Lado 2013”. Promovida anualmente pelo Alto Comissariado para a Imigração e Diálogo Intercultural, a atividade visa o intercâmbio entre famílias trofenses e estrangeiras, através do Centro Local de Apoio à Integração de Imigrantes (CLAII).

“’Família do Lado’ é uma ação que se reveste de um cariz de proximidade entre famílias autóctones e imigrantes através da realização de um processo de construção de uma relação”, afirmou fonte da autarquia. A iniciativa culmina com um almoço, na casa das famílias aderentes, pelas 13 horas, para “a troca de culturas, costumas e tradições”.

Segundo a mesma fonte autárquica, esta atividade “é transnacional e desenrola-se desde 2004, contando com a participação de famílias de vários países nomeadamente Portugal, República Checa, Malta, Itália, Espanha, Hungria, Bélgica e Eslovénia, através da rede CLAII”.

Os interessados em saber mais da iniciativa podem contactar o CLAII, na Rua Conde S. Bento, Centro Comercial da Vinha, ou através do telefone 252 403 690.

Continuar a ler...

Edição 447

Vamos florestar a Trofa! E tu, vais ficar em casa?!

Publicado

em

Por

“Vamos florestar Portugal! E tu, vais ficar em casa?!”. O desafio é feito pela estrutura local do Amo Portugal, que convida os trofenses a passarem “para o lado da solução”, uma vez que os “problemas”, como “os incêndios florestais, a eucaliptização desenfreada, a exploração intensiva, a extração de inertes, as plantas invasoras, o abandono e o despejo ilegal de resíduos não são eternos”.

Nesse sentido, a organização está a preparar uma “manhã cheia de atividades” no dia 23 de novembro, onde vão ser plantadas “árvores autóctones, como Azinheira, Cerejeira-brava, Carvalho-português, Carvalho-negral, Carvalho-alvarinho, Medronheiro, Zambujeiro, Sobreiro, Amieiro, Freixo, Borrazeira-negra, Salgueiro-branco, Ulmeiro, Amieiro, Freixo e Choupo-negro”.

“Já mais de meio Portugal se organiza para Florestar Portugal e a Trofa não é exceção”, avançou fonte da organização, convidando a comunidade trofense a registar-se como voluntário, através do sítio na estrutura local Trofa (http://www.amoportugal.org) ou através de e-mail para (amoportugal.trofa@gmail.com).

Para saber mais informações pode aceder ao blogue (http://amoportugal-trofa.blogspot.pt) ou à página do Facebook (http://www.facebook.com/amoportugaltrofa).

Continuar a ler...

Edição Papel

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

 

arquivo

Neste dia foi notícia...

Ver mais...

Covid-19

Pode ler também

} a || (a = document.getElementsByTagName("head")[0] || document.getElementsByTagName("body")[0]); a.parentNode.insertBefore(c, a); })(document, window);