Joana Oliveira, residente do Muro, será uma das concorrentes da final do concurso Grande Prémio do Fado, que vai passar em direto na RTP, a partir das 21.30 horas do dia 6 de outubro, sábado. 

“Encontrar novos talentos e descobrir novas vozes” são os principais objetivos do concurso musical Grande Prémio do Fado, desenvolvido no programa Portugal no Coração da RTP1, em que “o prémio é a gravação de um CD de fado”. 

Joana Oliveira, residente na freguesia do Muro, já há “algum tempo” ambicionava participar num concurso e viu aqui uma grande oportunidade para viver o sonho pela arte da música. Ao longo das eliminatórias, arriscou “sempre com grandes temas”, pediu “conselhos a pessoas que estão ligadas ao fado”, desde músicos a cantores, ensaiava várias vezes e, ainda percorria, aos fins de semana, as casas de fado, onde foi “ajudada e onde tirava conclusões sobre os temas”. Desta forma, conseguiu vencer a semifinal, garantindo assim o seu lugar na final. 

A Joana já se encontra a preparar “um bom fado” para a final há já “alguns meses” e para que no dia 6 de outubro corra tudo “como o esperado”. A jovem de 15 anos, contou, numa entrevista ao NT a 11 de julho, que o “gosto pelo fado” surgiu através do seu pai, referindo que é onde se sente “mais segura a cantar com sentimento”. O apoio da família é imprescindível e são os seus pais que a “incentivam a continuar e a nunca desistir, mesmo que às vezes seja difícil”.

Mesmo sabendo que o “mundo da música” é “difícil”, Joana quer “acreditar que é possível”, persistindo para vencer o seu sonho. Neste momento, encontra- se a gravar o seu primeiro CD, na editora Conquista, no Porto, com “fados originais e música original”, escritos pelo poeta Carlos Bessa.

Não se esqueça que é já neste sábado, dia 6, que vai decorrer no Casino Estoril a final do Grande Prémio do Fado, em direto da RTP1, pelas 21.30 horas. Para vencer, a Joana Oliveira precisa dos seus votos. Por isso já sabe, assista ao programa e vote na prestação da artista trofense, através do número que será divulgado durante o programa.

{fcomment}