quant
Fique ligado

Ano 2010

Joana Lima visitou Gueugnon

Avatar

Publicado

em

 

A Trofa está a apostar na abertura das fronteiras concelhias, por isso, no fim-de-semana a presidente da autarquia Joana Lima visitou o município de Gueugnon, em França, com o qual poderá ser realizada uma geminação.

Promover o intercâmbio social, cultural, turístico e empresarial entre as famílias portuguesas e francesas e reforçar os laços entre as duas comunidades são os objectivos de Joana Lima, presidente da Câmara Municipal da Trofa, que no fim-de-semana marcou presença na 26ª quinzena Franco-Portuguesa de Gueugnon, (uma comuna francesa na região administrativa da Borgonha, no departamento Saône-et-Loire, com cerca de 20 mil habitantes)

O objectivo é uma futura geminação entre os dois municípios uma vez que a comunidade portuguesa é muito representativa em Digoin e Gueugnon. Todos os anos, a cultura dos dois países é destacada, nesta quinzena luso francesa, organizada pela Associação Cultural e Desportiva dos portugueses de Gueugnon, presidida por António da Costa, dando especial evidência ao artesanato português, que este ano foi apresentado em Gueugnon com uma exposição e venda de prata filigrana, olaria, cerâmica e jóias. Durante dois dias, grupos folclóricos portugueses de Digoin (França) e de Paredes (Portugal) deram a conhecer os trajes, as músicas e as danças de Portugal,

Nesta festa da cultura portuguesa em terras francófonas marcaram presença o Vice-Cônsul de Portugal em Lyon, ainda Jackie Leroux-Heurtaux Vice-prefeito, Carlos Alberto Gonçalves, deputado pelo Circulo da Europa e Dominique Lotte, presidente do Município de Gueugnon.

Durante a visita, ficou ainda o convite de Joana Lima para que o presidente do município francês visite a Trofa, em Março de 2011, para conhecer a realidade trofense e participar na Feira Anual da Trofa. A edil da Trofa deixou ainda a promessa de propor a entronização de Dominique Lotte como membro da Confraria do Cavalo, no próximo ano.

De acordo com comunicado da autarquia Joana Lima “referiu ainda, na sua passagem por Gueugnon, que considera interessante que os dois municípios estabeleçam parcerias e intercâmbios em diversos sectores como o Turismo, a Educação, a Cultura, a Economia, o Social, entre outros, com vista à concretização de uma geminação”.

“As geminações encerram em si benefícios para todos os parceiros envolvidos, que advêm não apenas da contabilização em termos materiais, mas do intercâmbio de experiências e conhecimentos, assim como do contacto humano inerentes a estas relações”, defendeu a autarca trofense.

Por seu lado, Dominique Lotte reconheceu a grande afinidade da sua localidade com Portugal já que também Gueugnon tem um percurso exemplar na área da indústria do aço inoxidável e das actividades agrícolas, nomeadamente da criação de animais de raça Charolesa.

Publicidade
Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...