quant
Fique ligado

Edição 568

Irmãos Zhang na final do concurso “Literacia 3D”

Avatar

Publicado

em

Alexandre Zhang tem 12 anos e quer ser oftalmologista. Cláudia Zhang tem 10 anos e quer ser professora. São irmãos e nasceram em Portugal, mas têm origens chinesas. Em comum têm um lugar na final de um concurso. Um na final nacional do desafio “Literacia 3D” na área da Matemática, o outro na final distrital da competição mas no que diz respeito ao Português.

Alexandre, aluno do 7.º ano do Instituto Nun’Alvres, chegou à final nacional do desafio na área dos números e disse ao jornal O Notícias da Trofa (NT) que a prova distrital foi “um bocado difícil” mas que “correu bem”. Correu tão bem que Alexandre Zhang foi o Campeão do distrito do Porto.

“Consegui fazer o melhor que podia ter feito”, assumiu o jovem finalista, que no início “nem pensava em participar”. A professora de Alexandre quis inscrevê-lo e agora ele está a um passo de vencer o concurso. Neste percurso, o mais difícil foi, para Alexandre, “a pressão de querer ganhar”. Ganhou a provadistrital e isso deixou-o “muito feliz”. No mês de maio tem o seu lugar na final deste desafio “Literacia 3D” e vai com o intuito de “dar o melhor”. Mas, nesta família, a presença em fases finais do concurso parece ser uma constante. A par de Alexandre, a irmã, Cláudia Zhang, também conquistou um lugar na fase final da distrital do desafio mas na área das letras. O Português parece ser o forte desta menina de 10 anos, que frequenta o 5.º ano no Instituto Nun’Alvres. Até ao momento, o desafio “tem corrido bem”, embora algumas perguntas fossem “difíceis” e outras “fáceis”. Cláudia disse ao NT que quando soube que estava na final se sentiu “orgulhosa”. “Orgulhosa” e “feliz” ficou também a mãe destes dois jovens, Liu Xinliang. A família está em Portugal há cerca de20 anos e Alexandre e Cláudia já nasceram cá. Vivem na Trofa e o jovem Alexandre integra o coro dos Meninos Cantores do Município da Trofa. O percurso escolar destes dois finalistas sempre foi exemplar. “Desde o 1.º ano, sempre tiveram boas notas”, contou ao NT a mãe. Liu Xinliang não exige “muito” dos filhos, apenas aquilo que eles conseguirem. Se

conseguirem bons resultados “melhor”, caso contrário “não faz mal”. “Não exijo que sejam os primeiros”, confidenciou a mãe de Alexandre e Cláudia. O desafio “Literacia 3D” é uma iniciativa a nível nacional da Porto Editora, dirigida aos alunos dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico. O objetivo é avaliar as competências dos estudantes no português, na matemática e na ciência. Os irmãos Zhang preparam-se agora para disputar as duas finais e tentar vencer o concurso.

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...