quant
Fique ligado

Ano 2008

Idosos famalicenses encheram igreja da Santíssima Trindade em Fátima

Avatar

Publicado

em

A nova igreja da Santíssima Trindade, no Santuário de Fátima, foi pequena para acolher os cerca de nove mil idosos famalicenses, que no passado sábado, participaram naquele que já é considerado um dos maiores convívios seniores do país.

 Cumprindo uma tradição anual, no âmbito das iniciativas de animação social do programa municipal "Famalicão – Concelho Solidário", a Câmara de Vila Nova de Famalicão promoveu o habitual passeio-convívio, gratuito, ao Santuário de Fátima, destinado a todos os idosos do município.
Ainda o sol não tinha nascido quando os 168 autocarros deixaram as 49 freguesias do concelho de Vila Nova de Famalicão e entraram na auto-estrada em direcção ao Sul do país. Os primeiros famalicenses chegaram a Fátima por volta das 11h00 e depois de uma breve visita ao Santuário, dirigiram-se para a igreja da Santíssima Trindade, onde foi celebrada a eucaristia.
Entre os devotos a Nossa Senhora de Fátima, estava o presidente da Câmara Municipal de Famalicão, Armindo Costa, que, mais tarde, afirmou "sentir-se emocionado", quando se viu rodeado de famalicenses, na igreja.
Depois de alimentado o espírito, os seniores foram ocupando as mesas existentes no espaço envolvente ao Santuário, abrindo os tuperwares repletos de petiscos tradicionais, partilhando as merendas e enchendo os copos do precioso líquido verde tinto. Armindo Costa juntou-se aos seniores na hora do convívio, conversando com eles e provando algumas das iguarias típicas. Visivelmente felizes com o passeio e ignorando, por completo, os avisos de chuva, os seniores tiraram as concertinas dos sacos e deram início a uma alegre festa, onde todos cantavam e dançavam.
"Isto é uma festa, é um dos dias mais felizes do ano", afirmava um dos seniores famalicenses, enquanto tocava a concertina.
Para o presidente da Câmara Municipal, "o passeio-convívio sénior é uma das muitas iniciativas anuais que a Câmara Municipal de Famalicão organiza para promover o bem-estar dos seus idosos". "É uma iniciativa de grande valor simbólico", acrescentou.

Publicidade
Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...