quant
Fique ligado

Edição 569

Heróis de palmo e meio propõem-se a salvar espécies

Avatar

Publicado

em

“Heróis de Toda a Espécie” é o nome do projeto que a REN – Redes Energéticas Nacionais está a promover. A Escola Básica de Estação foi um dos pontos de paragem da equipa que leva o programa junto dos mais pequenos, sensibilizando-os para a preservação de espécies em vias de extinção.

Com a ajuda de Zezé, um azevinho nervoso e triste com os poucos amigos que tem, os meninos que frequentam as escolas básicas de Estação, no Muro, e de Vila, S. Mamede do Coronado, ficaram a conhecer melhor seis das espécies que estão em vias de extinção. Nádia e Tomás, de nove anos, alunos de Vila, nomeiam-nos sem gaguejar: “Medronheiro, sobreiro, azevinho, lobo ibérico, cegonha preta e águia de bonelli”.
Já Luís, nove anos, da Escola Básica de Estação, fala como gente grande e com emoção: “Devemos proteger as espécies em vias de extinção e nunca as ameaçar, porque se elas se extinguem é como se nós morrêssemos um bocadinho, porque a Natureza dá-nos tudo o que precisamos e assim haverá um desequilíbrio e a população vai ficar triste e desanimada”.
Por sua vez, Ema, oito anos, da Escola de Estação, revela alguns conselhos que aprendeu para preservar as espécies em perigo: “Não cortar azevinhos, retirar a cortiça do sobreiro só de nove em nove anos e proteger o lobo ibérico”.
A lição foi bem aprendida por estas e mais cerca de 60 crianças que se comprometeram a tornar-se “Heróis de Toda a Espécie” e transmitir a mensagem a todos os familiares e amigos sobre a importância da biodiversidade.
A iniciativa, promovida pela REN – Redes Energéticas Nacionais – com o apoio da Quercus, do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas e da Direção-Geral da Educação, é dirigida a alunos do 3.º e 4.º ano de escolaridade, começou nos concelhos da Trofa, Vila Nova de Famalicão e Fafe e vai percorrer o país.
Além do teatro que as crianças assistiram, houve ainda tempo para jogos didáticos e plantação de árvores no jardim da escola.
Este projeto tem como objetivo “complementar os programas escolares” e “dar assistência aos professores para que estes consigam desenvolver atividades mais atrativas em contexto de aula”, explicou Margarida Ferreirinha, diretora de comunicação e sustentabilidade da REN.
Uma vez que a empresa investiu, recentemente, na instalação de uma rede de alta tensão no concelho, esta iniciativa está integrada nos “mais de 20 por cento do investimento” da empreitada que são “dedicados a minimizar os impactos ambientais desse projeto”. “Desse trabalho desenvolveu-se uma série de conhecimentos na empresa que achamos que valia a pena partilhar com os mais novos, que são aqueles que podem mudar hábitos e sensibilizar a comunidade para esta problemática da conservação ambiental”, acrescentou Margarida Ferreirinha. Com esta ação, a REN pretende ainda “atrair as crianças para a área das ciências”.
Para facilitar o acesso a todos os conteúdos, foi igualmente criado um site, disponível em www.heroisdetodaaespecie.pt, no qual, para além de materiais didáticos para utilização em sala de aula, estão disponíveis jogos educativos, curiosidades e notícias.

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...