quant
Fique ligado

jonati

Trofa

Greve na Escola Secundária: “Mais de 500 alunos” sem aulas no primeiro tempo

Esta quinta-feira, “mais de 500 alunos” estiveram sem aulas no primeiro tempo, às 08h30, devido à greve de cerca de 40 professores, na Escola Secundária da Trofa.

Publicado

em

Esta quinta-feira, “mais de 500 alunos” estiveram sem aulas no primeiro tempo, às 08h30, devido à greve de cerca de 40 professores, na Escola Secundária da Trofa.

Segundo os docentes, esta manifestação, realizada à frente do estabelecimento, vai “continuar a acontecer” nos próximos dias pela “defesa da escola pública”. “Queremos que o ministro leve para as negociações algumas das nossas reivindicações, como o tempo de serviço, que está congelado, e a progressão das carreiras. No 4.º e 6.º escalões, há muitos professores que ficam parados, vão para as listas e estão muito tempo à espera para passar”, explicou António Leite, um dos professores em greve ouvidos pelo NT.

Outros docentes revelam que “está na hora” de mostrar ao Governo que “já não há mais paciência para aturar este Ministério da Educação”. “O ministro diz que os sindicatos andam a mentir, mas nós somos professores e sabemos, perfeitamente, o que se passa”, argumentam, estimando que a manifestação desta manhã tenha provocado “furo” a “mais de 500 alunos”.

Também na Escola Básica 2/3 Professor Napoleão Sousa Marques houve paralisação no primeiro tempo.

Continuar a ler...

Trofa

Fátima Lopes oferece imagem criada por santeiro mamedense a Tony Carreira

Esta terça-feira, a apresentadora de televisão Fátima Lopes, acompanhada pelo padre João Luís Silva, pároco de Montargil, visitaram a Associação Sara Carreira, criada por Tony Carreira em homenagem à falecida filha, e ofereceram uma imagem de Nossa Senhora do Coração Orante ao cantor.

Publicado

em

Esta terça-feira, a apresentadora de televisão Fátima Lopes, acompanhada pelo padre João Luís Silva, pároco de Montargil, visitou a Associação Sara Carreira, criada por Tony Carreira em homenagem à falecida filha, e ofereceu uma imagem de Nossa Senhora do Coração Orante ao cantor.

Esta imagem mariana, destinada a uma dar nome a uma capela a construir em Montargil, foi concebida em S. Mamede do Coronado, pelo artista santeiro Augusto Ferreira.

Uma mulher suplicante de joelhos com o coração na mão, a imagem pertence ao Movimento da Mensagem de Fátima da Arquidiocese de Évora.

No dia 31 de maio de 2022, a estátua foi apresentada em Fátima, com a presença do escultor mamedense, que explicou o processo de construção. “Falando tecnicamente, é um processo que, no início, se desenvolve com um trabalho em barro, para resolver alguns detalhes técnicos e medidas canônicas, por aí fora, até chegarmos ao trabalho final, no qual tivemos de dar tudo por tudo, para conseguir passar para a matéria-prima tudo aquilo que está na cabeça. Eu acho que não se atinge certos níveis de ‘perfeição’, que não é a do lado técnico nem do lado estético, mas sim a perfeição que é aquela conseguir fazer com que, de facto, o crente perceba a mensagem que está ali”, explicou aos jornalistas.

A apresentadora de televisão Fátima Lopes é uma das embaixadoras da campanha de oração e elogiou a “beleza” e “doçura” da imagem. O mesmo fez o Papa Francisco, que benzeu a estátua, em outubro de 2021, num momento em que ressalvou a importância de sempre rezar pelo santo padre e de que o terço é a oração universal.

A ideia de criar a Senhora do Coração Orante, que já esteve em momentos de oração na cela de irmã Lúcia e no santuário de Fátima, surgiu a partir do centenário da imagem peregrina da Capelinha das Aparições e da morte de Jacinta.

“Ela é a Senhora de Fátima, só que representa a vida de todos os peregrinos. Quando vão a Fátima e à Capelinha das Aparições, eles têm o objetivo de pedir ou agradecer e fazem-no sempre através da oração e é tão interessante perceber que, quando chegamos à capelinha, Nossa Senhora já reza connosco e está de joelhos para levar as nossas orações a Deus”, explicou o padre João Luís Silva, pároco de Montargil.

Publicidade

Foto

Continuar a ler...

Trofa

AEBA promove ação de capacitação sobre e-commerce esta quinta-feira

A sessão decorre em formato online, das 14h00 às 18h00.

Publicado

em

A Associação Empresarial do Baixo Ave (AEBA) promove, esta quinta-feira, 2 de fevereiro, mais uma sessão de capacitação empresarial, sob o tema “E-Commerce e comunicação digital: inove o seu negócio”.

A sessão decorre em formato online, das 14h00 às 18h00, e terá como tópicos o diagnóstico ao E-Commerce, oportunidades e tendências, comunicação da marca no digital, funil de marketing/vendas, SEO e SEA, email marketing, enquadramento legal, entre outros.

As inscrições podem ser feitas através deste link.

Continuar a ler...

Edição Papel

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

 

arquivo

Neste dia foi notícia...

Ver mais...

Pode ler também...

} a || (a = document.getElementsByTagName("head")[0] || document.getElementsByTagName("body")[0]); a.parentNode.insertBefore(c, a); })(document, window);