quant
Fique ligado

Ano 2010

Golegã e Trofa “parceiras” na promoção de eventos hípicos

Avatar

Publicado

em

confraria-cavalo-2

A Confraria do Cavalo entronizou 13 confrades, entre eles o presidente da Câmara da Golegã, que elogiou a organização da vertente equestre da Feira Anual da Trofa. Para José Veiga Maltez a Trofa é uma “parceira” na promoção de eventos hípicos no Norte.

José Veiga Maltez foi um dos protagonistas da cerimónia de entronização da Confraria do Cavalo que recebeu 13 novos confrades, no sábado, no Salão Nobre da Junta de Freguesia de S. Martinho de Bougado.

O presidente da Câmara da Golegã foi um dos confrades honorários que passaram a integrar a Confraria, assim como Joana Lima, presidente da Câmara Municipal da Trofa, e José Sá, presidente da Junta de S. Martinho de Bougado.

confraria-cavalo-2

Para o presidente da Câmara da Golegã, que é um dos maiores criadores de cavalos lusitanos do país, foi “uma honra” receber o convite para integrar a Confraria: “É um gosto imenso estar aqui numa cidade do Norte, que embebe imenso da tradição do cavalo e espero não decepcionar quem me convida para, em prol do cavalo e do meio equestre, possa dar a força que acham que estou capacitado para oferecer”.

Honrado por saber que a organização da Feira Anual se inspira na Feira de S. Martinho da Golegã para organizar as actividades hípicas, José Veiga Maltez vê na Trofa uma parceira que se assumirá como um “pólo de eventos”. Metaforicamente falando, será “mais um tentáculo deste grande polvo que é o meio equestre e o meio hípico português” e “não quer dizer que a cabeça está na Golegã”, considerou.

Já Joana Lima mostrou-se honrada por ser entronizada no mesmo dia que José Veiga Maltez e confirmou a “grande responsabilidade” de integrar a Confraria do Cavalo que, na sua opinião, “vai dar muito à raça lusitana”. Para a edil, a presença do autarca da Golegã é a prova de que a Feira da Trofa “está no bom caminho na área do cavalo”.

Com a visita de José Veiga Maltez à Trofa estão reunidas as condições para uma parceria entre a Trofa e a Golegã: “A partir do momento em que ele vem à Trofa, convidado por mim própria, é, sem dúvida, o ponto de partida para uma parceria daqui para a frente. Ele gostou muito da Trofa, está muito satisfeito com o que viu. Vamos encetar um estreito relacionamento, quer a nível de feira, quer a nível de autarquias”, garantiu a presidente da Câmara.

Já para Hélder Santos, grão-mestre da Confraria, os elogios do presidente da Câmara da Golegã só podem confirmar o balanço positivo na organização das actividades hípicas na Feira Anual. “O senhor presidente da Câmara da Golegã voltou maravilhado e disse que veio à Trofa aprender algumas coisas, o que para qualquer organização é muito grato ouvir”, destacou.

Publicidade

Levar a Confraria para além das fronteiras da Trofa é o principal objectivo do grupo, que também entronizou um estrangeiro credenciado na vertente equestre, Ides Marchale, da Associação Belga de Cavalos Lusitanos e cronista de várias revistas da especialidade.

Com a entronização, a Confraria do Cavalo passa a contar com 26 confrades de todo o país, especialmente de vários concelhos do Norte.

Depois da cerimónia, a Confraria deu um jantar a todos os novos confrades e convidados, seguindo-se o desfile até ao recinto da Feira Anual onde lhe esperava a Gala que encerrou o terceiro dia do certame.

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...