quant
Fique ligado

Edição 560

“Gabriel, o Galo Cantor” alerta para cuidados a ter com a voz

Avatar

Publicado

em

O Auditório do Fórum Trofa XXI, no Parque Nossa Senhora das Dores e Dr. Lima Carneiro foi, no dia 16, o palco escolhido para mais uma atividade, integrada na Semana da Leitura. Desta vez o protagonista foi o galo que tem feito a delícia dos mais novos, “Gabriel, o Galo Cantor”.  Quem lhe deu voz foi Ricardo Santos o autor do livro, em conjunto com Isabel Couto e a ilustradora Joana Costa, que foi  apresentado o ano passado, no Dia Mundial da Voz.

A obra, relembra-se,  conta a história  do “vaidoso, cantador e falador galo Gabriel que, todas as manhãs, não dá descanso à sua voz e, de tanto cantar, perdeu este bem precioso que é a voz”, explica o terapeuta da fala. Este é o ponto de partida para alertar os mais novos a, desde cedo, cuidarem da sua voz e a consciencializá-los para a sua importância“, porque depois, mais tarde, podem-se desenvolver problemas que poderiam ter sido prevenidos através da informação” .
Depois de contada parte da história, os mais pequenos participaram ativamente em jogos e cantaram em conjunto as músicas do CD que acompanha a obra.
No final da atividade, “o balanço é extremamente positivo” diz Ricardo Santos. A mensagem do Galo Gabriel “foi essencialmente para os miúdos mas, de facto, aquilo que aconteceu foi que também o próprio livro do Gabriel acaba por ser uma ferramenta de trabalho para as educadoras explorarem este tema no dia a dia do jardim de infância” e “ também para os pais porque, de facto, conseguem abordar um tema que é importante”, considera o autor que contou a história. Ricardo Santos relembra que o seu livro tem sido utilizado como recurso pelos terapeutas da fala, mas são os miúdos que mais ficam encantados com esta história.
Depois de mais iniciativa da Semana da Leitura , o autor do livro considera que os alunos, “para além de gostarem, perceberam a mensagem principal, e saíram motivados para cuidar bem da voz”. Por isso, merecem o prémio final que foi “um desenho do Gabriel, para todas as escolas, para eles poderem pintar e darem continuidade também ao tema da história”, explica Ricardo Santos.

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...