quant
Fique ligado

Crónicas e opinião

Folha liberal: Afinal quem é que investe 8 milhões de euros na educação, na Trofa?

“É por isso bastante estranho verificar agora, que a Câmara Municipal vai investir 7 milhões de euros a requalificar uma escola que o Governo se tinha comprometido a requalificar.”

Avatar

Publicado

em

Arquivo

Hoje, julgo eu, ninguém duvida que a educação desempenha o papel principal na promoção da liberdade individual e no fortalecimento da sociedade. A educação é o principal meio para fazer com que as pessoas tomem decisões mais informadas, desenvolvam talentos e competências e, ao mesmo tempo, a educação de qualidade ajuda a reduzir desigualdades, promove a inovação, promove a livre concorrência e contribui para uma sociedade mais justa e mais próspera. A educação é um instrumento crucial para o crescimento individual e o progresso social.
Para que isso seja assim, é preciso que haja, entre outras coisas, boas instalações, bons professores e bons auxiliares de educação.
Boas instalações, e bem equipadas, criam um ambiente propício para a aprendizagem, onde os alunos se possam concentrar e envolver de forma mais ativa nas atividades educativas.
Garantir que todas as instalações, professores e auxiliares de educação sejam de alta qualidade contribui para reduzir as desigualdades educacionais, proporcionando a todos os alunos as mesmas oportunidades de sucesso.

Vem isto a propósito de um anúncio que a Câmara Municipal da Trofa fez, de que vai fazer um investimento de 8 milhões de euros na educação. É ótimo que isso aconteça, porque isso é investir no desenvolvimento do pensamento crítico, na tomada de decisões informadas, na participação ativa na sociedade… e isso fortalece a democracia e a cidadania.
Dos 8 milhões que a Câmara anuncia que vai investir no ano letivo que iniciou há poucos dias, a própria Câmara afirma que 7 milhões são para a “requalificação, beneficiação e valorização energética da escola Básica e Secundária de Coronado e Castro”.

Publicidade

Não há dúvida que essa escola precisa de obras urgentes! Aliás o próprio governo tem consciência dessa urgência, já que no âmbito do processo de descentralização na área da educação, no acordo estabelecido entre o Governo a Associação Nacional dos Municípios Portugueses, ficou estabelecido que essa escola (a Escola Básica e Secundária de Coronado e Castro) deveria ter obras urgentes, e que cabia ao Governo financiar essas obras, e não às autarquias.
É por isso bastante estranho verificar agora, que a Câmara Municipal vai investir 7 milhões de euros a requalificar uma escola que o Governo se tinha comprometido a requalificar.

Das duas uma… Ou a Câmara não sabe que há esse compromisso do governo em requalificar a escola e avança por sua conta para as obras, o que é grave porque vai investir 7 milhões de Euros numa obra de requalificação que compete ao Governo, e que o Governo assumiu como urgente e como responsabilidade sua, e isso é de uma gravidade extrema, porque mostra uma incompetência atroz, ou a Câmara sabe do compromisso do Governo, sabe que é o Governo que vai pagar a obra e mesmo assim lança a notícia que é um investimento da Câmara.

Na realidade não sei muito bem qual das situações é a pior. Se a Câmara acabar por pagar uma obra que o governo já se tinha comprometido a pagar (e, pelos visto são 7 milhões), se a Câmara querer passar por fazer uma obra que na verdade é paga pelo governo, enganando assim os Trofenses, fazendo-os crer que um investimento que é do governo é um investimento da Câmara.
Um título a dizer que a “Trofa investe 8 milhões de Euros na educação” é realmente um grande título e isso vê-se pela quantidade de órgãos de comunicação social que deram essa notícia, só que, infelizmente, esse título não corresponde à verdade.

Nestas minhas crónicas, já por diversas vezes disse que a Câmara Municipal e os autarcas eleitos têm o direito de tomar as medidas que acham adequadas e que acham que melhor servem os trofenses, mas não têm o direito de faltar à verdade ou de se aproveitar da iliteracia, e/ou do desinteresse das pessoas.

É por coisas destas que faz falta um verdadeiro investimento na educação!

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...