quant
Fique ligado

Trofa

Filha de José Saramago apresenta “De Memórias nos Fazemos” na Trofa

O mais recente livro de Violante Saramago Matos, “De Memórias nos Fazemos”, vai ser apresentado na Trofa, a 10 de novembro.

Avatar

Publicado

em

O mais recente livro de Violante Saramago Matos, “De Memórias nos Fazemos”, vai ser apresentado na Trofa, a 10 de novembro.

A sessão decorre no auditório Tomé Carvalho, na sede da delegação da Cruz Vermelha Portuguesa, às 19h00, e contará com apresentação de Agostinho Santos.

A obra, lançada no ano do centenário do nascimento do pai da autora, José Saramago, é uma “homenagem” através da “profunda partilha de afetos entre ambos, de situações naturais entre pai e filha, de respeito e de amor para a eternidade”.

Violante Reis Saramago Matos nasceu em 1947, em Lisboa, e tem como área de estudos a Biologia, na qual se licenciou e exerceu docência no ensino secundário. Foi também técnica de controlo laboratorial de alimentos e desenvolveu atividade extra-profissional nas questões ligadas ao ambiente e ao ordenamento do território.

Ativista e dirigente da luta estudantil contra a ditadura e a guerra colonial, foi presa no 1.º de Maio de 1973, tendo cumprido três meses na prisão de Caxias. Depois de 1974, continuou a ter intervenção política, quer a nível partidário, quer em movimentos cívicos com destaque para os de apoio a Timor-Leste, contra a guerra do Iraque e pela despenalização da interrupção voluntária da gravidez.

Foi deputada à Assembleia Legislativa da Madeira, entre 1996 e 2000, e em 2006. Entre 1997 e 2001, foi vereadora na Câmara Municipal do Funchal.

Do portefólio de obras editadas estão “Quinas, pelo Mar Fora…” (2018), “Quinas, uma Viagem à Ria” (2019), “Tixa a Presidente!” (2019),  “Quando o Verão Amadurece” (2020), “Pintas e Pirata” (2020), “Escritas da Pandemia com Caneta e Pincel” (2021), “Quinas com a Kali no Paúl” (2021) e “Beijinhos” (2021).

 

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...