quant
Fique ligado

Ano 2007

FESTAS DO SANGUINHEDO 2007

Avatar

Publicado

em

Ruth Marlene é a cabeça de cartaz do sanguinhedo 2007.jpg

No Lugar da Ponte Velha, em Santo Tirso, decorrem no próximo fim-de-semana, dias 27, 28 e 29 de Julho, as conhecidas Festas do Sanguinhedo organizadas pela "Associação Amigos do Sanguinhedo". Esta instituição sem fins lucrativos, para além da organização das festividades (pelo 16º ano consecutivo), procedeu à recuperação dos célebres moinhos do Sanguinhedo e continua a preservar a limpeza das margens do rio com o mesmo nome. A sede da AAS está, inclusive, instalada num antigo lagar de azeite que pertencia a uma antiga casa de lavoura.

Ruth Marlene é a cabeça de cartaz do sanguinhedo 2007.jpgAs festas – que devem o seu nome ao Rio Sanguinhedo – não têm qualquer cariz religioso e pretendem dar continuidade à tradição de juntar em lazer, cantando e dançando, nas margens do rio, as gentes que vivem nesta encosta solarenga de Santo Tirso. Porque na década de cinquenta do século passado não havia luz eléctrica na zona, os seus habitantes viram-se obrigados a improvisá-la, acendendo nos beirais das casas os pavios de tigelas com gordura. 

As Festas de Sanguinhedo, sempre muito concorridas, devem muito da sua originalidade a dois motivos principais: 
 

1 – A Cascata – trata-se de uma bela cascata – construída sobre o leito do próprio rio ocupando uma área superior a 100 metros quadrados – coberta de musgo e movimentada a água e a energia eléctrica e em cuja construção quase todos os habitantes deram a sua pequena contribuição. Misturando harmoniosamente a imaginação popular com a capacidade de dar vida a bonecos de madeira podem ver-se representadas no local cenas da vida rural ou de ofícios em vias de extinção. De entre as várias figurações apresentadas salientamos o funeral do "alferes de Geão", figura mítica e lendária que as gentes do lugar apelidaram de "espada-a-rasto". A cascata foi inaugurada no dia 23 de Julho e está patente ao público até ao fim das festas. 
 

2 – A iluminação – às 22 horas do sábado, dia 28 de Julho, acendem-se ao mesmo tempo milhares de luminárias/círios colocadas nas portas e janelas das muitas centenas de casas existentes no local, daí resultando um espectáculo visual de rara beleza. Cerca da meia-noite haverá fogo de artifício.

 De resto e à semelhança de outras festas populares, as Festas de Sanguinhedo contarão com a animação diária. Assim, na sexta-feira, dia 27 de Julho, a partir das 21h30, actuará o Grupo Musical JL6. No sábado, dia 28, actuarão Arminda Ferreira (21h30) e a cabeça de cartaz, Rute Marlene às 23h00. No domingo, dia 29, último dia das festividades haverá dois momentos de animação; folclore a partir das 16h00 com o «Rancho das Sargaceiras e Marítimos de Angeiras e música tradicional portuguesa com o Grupo Trovas ao Vento. 

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...