quant
Fique ligado

Edição 519

Festas da Sra do Desterro de 24 a 26 de abril

Avatar

Publicado

em

procissão-Senhora-Desterro-51

O Souto de Bairros, em Santiago de Bougado, vai receber mais uma edição das festas em honra de Nossa Senhora do Desterro. O ponto alto decorre na tarde de domingo com a atuação dos ranchos e a majestosa procissão.

A Comissão de Festas em honra de Nossa Senhora do Desterro, este ano com cerca de 16 elementos, preparou um programa recheado para as comemorações que se avizinham. As festividades decorrem entre 24 e 26 de abril, mas antes, de 20 a 23 de abril, há missacom sermão, às 21 horas.

A oferta de iniciativas é diversificada, mas Pedro Salgueirinho, um dos responsáveis pela Comissão de Festas, destaca a tarde de domingo como o ponto alto das celebrações. A partir das 14.30 horas, o Rancho Etnográfico de Santiago de Bougado, o Rancho Folclórico da Trofa e o Rancho Etnográfico de Santa Maria da Touguinha (Vila do Conde) sobem ao palco. Depois, às 17 horas, inicia o terço e a procissão, acompanhada pela Banda de Música da Trofa. Este será certamente o dia em que mais gente se juntará às comemorações.

O dia de sábado é preenchido e este ano há uma novidade: a cagada da vaca, às 15 horas. Trata-se de um jogo em que os apostadores compram um número no terreno e ficam submetidos à vontade do animal. O apostador desse lugar ganha o prémio final. Além da vertente animada, esta também é uma forma de a Comissão de Festas angariar receitas para cobrir as despesas. Depois, às 15.30 horas, acontece a chegada dos bois, seguida dos Cantares ao Desafio. Durante a manhã há ainda a entrada dos Bombos de S. Pedro da Raimonda e a Feira da Saúde. A animação noturna fica a cargo do Toy e a sua banda e, como é hábito, o fogo de artifício vai cobrir os céus de Bairros. Antes, na sexta-feira, decorre a missa com sermão e a procissão de velas, às 21 horas. A noite continua com a atuação da Banda Dimensão Jovem.

Além da vertente profana, este ano a Comissão de Festas vai prestar homenagem a um antigo elemento que esteve durante alguns anos ligado à organização destas e de outras festas (Mário Neca), já falecido. Segundo Pedro Salgueirinho irá ser depositada sobre a campa “uma pequena lembrança”.

Sobre o orçamento das festas para este ano, o responsável não avançou com o valor, mas adiantou que é uma quantia “significativa”. A Comissão de Festas fez também um peditório pela freguesia e Pedro Salgueirinho garante que “correu muito bem” e que as pessoas foram “solidárias” e “generosas”.

Apesar das festividades terem data de fecho no dia 26, no dia 1 de maio há um jantar de encerramento aberto à comunidade, marcado para as 12 horas, na Flor do Ave. O custo é de 30 euros.

“Aproveito para dizer a todos os trofenses que vão às nossas festas. Esperamos que os dias sejam bonitos para que as mesmas corram da melhor forma. É um sítio muito agradável e bonito de se visitar”, apelou Pedro Salgueirinho, agradecendo a todos os que ajudaram nas festas.

 

Foto: arquivo

Publicidade
Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...