quant
Fique ligado

Ano 2012

Festa Medieval apoia associações

Avatar

Publicado

em

A Quinta dos Carriços regressou à época medieval numa iniciativa que serviu para apoiar a Muro de Abrigo. Ideia ganhou expressão e outras associações do concelho também se associaram.

O rei chegou apoquentado. Anunciado o “percalço com o ferreiro”, seguiu-se o aviso: “Não gosto que ferrem os cavalos em frente ao Paço”. Na pequena viagem que fez desde a cidade berço, D. Afonso Henriques foi a grande figura da festa que se fez na Quinta dos Carriços, em S. Martinho de Bougado. “Entrant’a” vila, quer “cabaleiros”, nobles ou simplez povo, a “pee” ou a cavalo, tiveram à “desposiçom” “alamento” para um “bon” manjar, as melhores receitas para “coidar” as maleitas e os “beberes” para refrescar seus corpos.

Fora a linguagem, que obrigava a um estudo intensivo do dicionário do galego medieval, toda a Festa Medieval organizada na Trofa foi pensada ao pormenor. As indumentárias cedidas pela escola profissional Cior (experiente  este tipo de eventos) ajudaram a fidelizar a encenação, para além dos animais, como aves e cobras, e personagens como os bobos da corte, as bailarinas e, claro está, o rei. O monarca elogiou a “humildade” do povo e num discurso que resiste há décadas, fez promessas aos súbditos “como a subida dos impostos”. Antes de inaugurar a ceia medieval, D. Afonso Henriques afirmou que “o povo sabe que resolver as dificuldades cabe a todos, as ultimamente, só ele é que paga”.

A fidelidade da encenação da época medieval roubou muitas horas de trabalho a voluntários que se uniram para uma boa causa: ajudar a Muro de Abrigo com o lucro da venda de bilhetes e de comidas e bebidas. A ideia ganhou vida e uma envergadura que fez com que outras associações se associassem, ao explorarem uma tenda e venderem artigos próprios. Ricardo Santos, elemento da organização e com alguma experiência na preparação de eventos solidários, explicou que “as noites de trabalho” foram compensadas pelo sucesso da iniciativa.

Leia a reportagem completa na edição desta semana d’ O Notícias da Trofa, disponível num  quiosque perto de si ou por PDF.

 {fcomment}

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...