quant
Fique ligado

Ano 2012

Festa Medieval apoia associações

Publicado

em

A Quinta dos Carriços regressou à época medieval numa iniciativa que serviu para apoiar a Muro de Abrigo. Ideia ganhou expressão e outras associações do concelho também se associaram.

O rei chegou apoquentado. Anunciado o “percalço com o ferreiro”, seguiu-se o aviso: “Não gosto que ferrem os cavalos em frente ao Paço”. Na pequena viagem que fez desde a cidade berço, D. Afonso Henriques foi a grande figura da festa que se fez na Quinta dos Carriços, em S. Martinho de Bougado. “Entrant’a” vila, quer “cabaleiros”, nobles ou simplez povo, a “pee” ou a cavalo, tiveram à “desposiçom” “alamento” para um “bon” manjar, as melhores receitas para “coidar” as maleitas e os “beberes” para refrescar seus corpos.

Fora a linguagem, que obrigava a um estudo intensivo do dicionário do galego medieval, toda a Festa Medieval organizada na Trofa foi pensada ao pormenor. As indumentárias cedidas pela escola profissional Cior (experiente  este tipo de eventos) ajudaram a fidelizar a encenação, para além dos animais, como aves e cobras, e personagens como os bobos da corte, as bailarinas e, claro está, o rei. O monarca elogiou a “humildade” do povo e num discurso que resiste há décadas, fez promessas aos súbditos “como a subida dos impostos”. Antes de inaugurar a ceia medieval, D. Afonso Henriques afirmou que “o povo sabe que resolver as dificuldades cabe a todos, as ultimamente, só ele é que paga”.

A fidelidade da encenação da época medieval roubou muitas horas de trabalho a voluntários que se uniram para uma boa causa: ajudar a Muro de Abrigo com o lucro da venda de bilhetes e de comidas e bebidas. A ideia ganhou vida e uma envergadura que fez com que outras associações se associassem, ao explorarem uma tenda e venderem artigos próprios. Ricardo Santos, elemento da organização e com alguma experiência na preparação de eventos solidários, explicou que “as noites de trabalho” foram compensadas pelo sucesso da iniciativa.

Leia a reportagem completa na edição desta semana d’ O Notícias da Trofa, disponível num  quiosque perto de si ou por PDF.

Publicidade

 {fcomment}

Continuar a ler...
Publicidade
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.

Ano 2012

Verbas da Câmara para as obras da Junta tema da Assembleia

Publicado

em

Por

Na sessão ordinária de dezembro da Assembleia de Freguesia de S. Romão foram aprovados o Plano de Atividades e Orçamento para 2013.
Informação sobre a reunião do executivo e membros da Assembleia de Freguesia com Joana Lima sobre as “transferências deliberadas em maio de 2009 e destinadas à remodelação da Casa Quinta de S. Romão” provocou divergências.

(mais…)

Continuar a ler...

Ano 2012

Assembleia de S. Mamede – Documentos previsionais aprovados com abstenção do PSD

Publicado

em

Por

Na sessão ordinária da Assembleia de Freguesia de S. Mamede do Coronado foram aprovadas, com a abstenção do PSD, as propostas para o Plano de Atividades, PPI, Orçamento e Mapa de Pessoal para 2013.

O Plano de Atividades, o Plano Plurianual de Investimentos (PPI), Orçamento e Mapa de Pessoal para 2013 estiveram em discussão na última Assembleia de Freguesia de S. Mamede do Coronado, que decorreu na quinta-feira, dia 20 de dezembro.

(mais…)

Continuar a ler...

Edição Papel

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

 

arquivo

Neste dia foi notícia...

Ver mais...

Covid-19

Pode ler também