quant
Fique ligado

Edição 694

Fernando Duarte galardoado na gala “Portugueses de Valor 2019”

Avatar

Publicado

em

A cidade algarvia de Faro recebeu a edição de 2019 da Gala Portugueses de Valor, evento anual organizado pela Lusopress e pela Câmara Municipal de Faro.
Com o objetivo de reconhecer e galardoar os portugueses que se destacaram nas diversas áreas de atividade profissional, tendo em conta os índices de avaliação e evolução do projeto em que o nomeado está envolvido, a preocupação social, a internacionalização e o contributo demonstrado em prol das comunidades portuguesas na Diáspora.
No seu terceiro ano consecutivo de nomeação, Fernando Duarte, diretor clínico da Clitrofa – Centro Médico, Dentário e Cirúrgico Lda. foi galardoado com o Prémio Português de Valor 2019.

NT- O que representa este prémio para si e para toda a equipa da Clitrofa?
FD-
Este prémio representa o reconhecimento nacional e internacional que a Clitrofa conseguiu. O prémio que nos foi atribuído transmite o trabalho, dedicação, crença e superação diária de toda uma equipa da qual eu sou a face mais visível. É um sentimento extremamente reconfortante liderar e aprender com realidades, expectativas e ideias de todos os profissionais que connosco colaboram. Pessoalmente, é um privilégio coordenar este grupo de colegas, a minha função resume-se a mostrar que os projetos são possíveis e criar condições para que os mesmos floresçam, depois todo o mérito é da equipa.

NT- Tendo em conta que este prémio visa reconhecer e galardoar os portugueses que se destacaram nas diversas áreas de atividade profissional, pelo contributo demonstrado em prol das comunidades portuguesas no Mundo, o que considera que foi determinante na sua atividade e carreira para a obtenção do prémio?
FD-
Entendemos que a obtenção deste prémio assentou na junção de dois grandes pilares, o primeiro a visão holística com que a Clitrofa diagnostica, trata e monitoriza os seus pacientes oriundos de todo o país e de outros países europeus, o segundo assenta na Clitrofa Education Academy que ministra cursos e residências clínicas para outros profissionais de saúde (médicos dentistas, assistentes dentárias e técnicos de prótese dentária) no sentido de partilhar e aperfeiçoar protocolos de trabalho.
A Clitrofa deixou de se centrar unicamente na estética dentária e facial e passou a englobar a estética corporal, incorporando as valências de Nutrição, Terapia da Fala, Medicina Geral e Familiar e Cirurgia Plástica e Reconstrutiva; continuando a manter as valências de Cirurgia Maxilofacial, Enfermagem, Análises Clínicas e Psicologia com que iniciou a sua atividade. Houve um reforço da atividade cirúrgica uma vez que com a construção de dois blocos operatórios (um de anestesia geral e outro de anestesia local e sedação), um recobro para 6 camas e uma unidade de cuidados pós-anestésicos com 2 camas aumentou grandemente a capacidade de resposta. A Clitrofa é cada vez mais um local de referência para o encaminhamento de casos clínicos mais desafiadores cirurgicamente.
A Clitrofa Education Academy, com vários protocolos de colaboração, desenvolvimento tecnológico e formação assinados, está na vanguarda do que mais moderno se produz a nível mundial. Estas formações destinam-se a todo o território nacional e europeu, sendo que num tipo específico de implantes (Implante Zigomático) somos umas das referências mundiais, tendo sido pioneiros em Portugal e contamos com uma experiência acumulada de 19 anos.

Fernando Manuel Pinto Duarte nasceu no Porto, há 45 anos. Licenciou-se em Medicina Dentária sendo portador da cédula profissional nº 2046. Após o término da licenciatura, integrou o Eastman Dental Institute, na Universidade de Londres, onde concluiu a pós-graduação e o mestrado em Cirurgia Oral e Maxilofacial. É doutorando em Cirurgia Oral e Maxilofacial, num projeto conjunto entre a Universidade de Londres e a Universidade de Oxford. Professor no ISAVE, é consultor científico internacional e responsável pela formação na Europa da empresa S.I.N. – Implant System (Brasil), consultor internacional das empresas: MTD – MedTechDental (Suiça), Curasan (Alemanha) e Oxford-Scientific (Alemanha). É especialista em Cirurgia Oral pela Ordem dos Médicos Dentistas e exerce a sua atividade clínica com prática exclusiva em Cirurgia e Implantologia Oral, sendo responsável por estas áreas na Clitrofa, na qual é também diretor clínico.

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...