quant
Fique ligado

Edição 520

Feira da Proteção Civil em S. Romão (c/ vídeo)

Avatar

Publicado

em

Feira de Proteção Civil dá a conhecer o trabalho dos Bombeiros e da GNR a alunos da E. B. 2/3 de S. Romão do Coronado.

“Arriscam a vida para salvar os outros”. A expressão de Bruno Martins, aluno de 5.º ano, mostra bem o valor que dá ao trabalho dos Bombeiros Voluntários. O jovem confessou ao NT que preferia ser polícia para intervir “em assaltos e em acidentes”. O combate aos incêndios é a tarefa mais difícil para os soldados da paz, que segundo Maria Silva, também do 5.º ano, “têm de ter muita coragem” para ajudar as pessoas.

Estes foram dois dos muitos alunos da Escola Básica e Secundária de S. Romão do Coronado que, no dia 22 de abril, tiveram oportunidade de assistir às demonstrações realizadas pelos Bombeiros Voluntários da Trofa e pela equipa cinotécnica da Guarda Nacional Republicana – GNR, na Feira da Proteção Civil.

Com grande entusiasmo, as crianças observaram os cães-guarda a mostrar o resultado das várias horas semanais de treino no combate eficaz ao crime. Maria Silva, já familiarizada com os riscos que acarretam estas profissões, não esconde o orgulho que sente nas profissões do irmão e do tio, polícia e bombeiro, que se expõem a situações de perigo para salvar vidas.

Mais tarde, foi a vez dos Bombeiros Voluntários da Trofa simularem o combate a um incêndio causado por um computador, dando a “conhecer o trabalho que a corporação desenvolve e a forma correta de utilizar o extintor de dióxido de carbono na extinção do incêndio”, explicou o Chefe dos Bombeiros Voluntários da Trofa, Joaquim Mendes. Para esta simulação, os Bombeiros mobilizaram um veículo urbano de combate a incêndios e cinco elementos da Equipa de Intervenção Permanente.

No local estiveram ainda presentes as equipas da Guarda Nacional Republicana, do destacamento de trânsito, do destacamento de intervenção, do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente – SEPNA, do Grupo de Intervenção de Proteção e Socorro – GIPS e da Secção de Programas Especiais (Escola Segura), que mostraram aos alunos os equipamentos e meios utilizados nas intervenções.

Esta feira organizada pelo pelouro da proteção civil da autarquia, proporcionou um dia diferente aos alunos da Escola de S. Romão do Coronado, que lidaram de perto com os homens e mulheres que protegem os cidadãos, num dia em que se assinalaram também “as comemorações do Dia da Terra”, explicou a professora responsável pelo programa Eco-Escolas naquele estabelecimento, Margarida Ferreira. “Decidimos conjugar os vários meios e concentrar tudo no mesmo dia, desenvolvendo uma atividade que causasse algum impacto na comunidade escolar”, asseverou.

 

Publicidade
Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...