quant
Fique ligado

Edição 411

Feira Anual abre portas a 1 de março

Avatar

Publicado

em

A Junta de Freguesia de S. Martinho de Bougado e a Câmara Municipal da Trofa estão a preparar mais uma edição da Feira Anual da Trofa, que decorre na Feira e Mercado. Programa da TVI vai animar a tarde de domingo

De 1 a 3 de março, a Feira Anual da Trofa é a capital da Agropecuária e da Tradição Equestre na Península Ibérica. A edição, que decorre numa organização conjunta da Junta de Freguesia de S. Martinho de Bougado e da Câmara Municipal da Trofa, realiza-se no Mercado/Feira e área envolvente, onde vai ser privilegiado uma vez mais a agropecuária e a agricultura do Norte do País.

A testemunhar a projeção e a importância deste certame, a Feira Anual da Trofa vai receber, na manhã de sábado, dia 2 de março, a visita do Secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural, Francisco Gomes da Silva.

O programa preparado para este ano, vai incluir o Concurso de Preparadores e Manejadores da Raça Holstein Frísia, o Concurso Pecuário da Raça Arouquesa, o Concurso Pecuário da Raça Minhota, o Concurso Raça Holstein Frísia – Animais Jovens e Animais Adultos, o Concurso Pecuário da Raça Barrosã, a Hora dos Campeões – Concurso de Modelos e Andamentos (Campeão Macho, Campeão Fêmea, Campeão dos Campeões, Melhor Criador e Melhor Apresentador).

Já na área da tradição equestre, o programa realça, nesta edição 2013, o Campeonato Regional do Norte de Equitação de Trabalho – Provas de Ensino, Maneabilidade e Velocidade, a Monumental Garraiada, o Concurso de Modelos e Andamentos – Fêmeas e Machos, demonstrações e provas de Horse Ball, Horse Paper e Atrelagem, o Desfile e a Gala da Confraria do Cavalo com Reprise da Guarda Nacional Republicana, bem como as Cavalhadas.

A Feira Anual 2013 vai receber, no primeiro dia do certame, as crianças das escolas do concelho, e haverá também seminários direcionados para agricultores, criadores, produtores e empresários da área.

Em paralelo, o público em geral não foi esquecido, e além dos concursos pecuários e equestres, o programa vai integrar atrações para todos os gostos, onde se distinguem o folclore, a música tradicional, o artesanato e a transmissão em direto do programa da TVI, “Somos Portugal”, a partir do recinto da Feira, no domingo, 3 de março, entre as 14 e as 20 horas.

A estes pontos fortes, acresce ainda a realização de uma mostra gastronómica e a área de exposição, venda e divulgação de produtos nacionais como lacticínios, charcutaria, mel, vinhos, azeite e doçaria.

Por todas estas razões, a Feira Anual da Trofa é hoje considerada por Joana Lima, presidente da Câmara Municipal da Trofa, “um acontecimento de âmbito nacional, centrado nos valores, na cultura e nos produtos do Norte de Portugal e por isso, assume grande relevância, não só para o Concelho, como para toda economia da região”. “Esta iniciativa aparece desta forma, como uma mais-valia crucial para a cooperação de sinergias e para a afirmação e projeção da Trofa, mas também para o desenvolvimento rural e para a agricultura em geral, já que aposta na preservação de raças autóctones e da pecuária extensiva nacional”, concluiu.

Publicidade
Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...