

Ano 2009
Feira Anual: 63 anos a ultrapassar barreiras
A edição de 2009 da Feira Anual, que começa esta quinta-feira e termina no domingo, promete atingir o mais alto nível em 63 anos de realização. A garantia é dada por José Sá, presidente da Junta de Freguesia de S. Martinho de Bougado que, em entrevista ao NT, deu a conhecer as novidades do programa deste ano e algumas alterações efectuadas, como a ampliação do espaço circundante e a reparação de duas ruas envolventes ao recinto da feira.
Organizada pelo quarto ano consecutivo pela Junta de Freguesia de S. Martinho de Bougado, a Feira Anual da Trofa eleva as expectativas dos organizadores, participantes e visitantes, a cada ano que passa. Este ano o certame promete atingir “o mais alto nível em 63 anos de realização”, segundo José Sá, presidente da Junta de S. Martinho de Bougado. Em entrevista ao NT, o responsável destacou as novidades que integram o programa da edição de 2009, não deixando de lembrar “a equipa experiente e profissional” que está por detrás de toda a concretização daquela que já se assume como “a maior e mais importante feira de agro-pecuária e agricultura da região do Norte”.
“Este ano o programa da Feira integra mais eventos, como o maior número de associações de gado, mais uma gala equestre e mais uma exibição espectacular esperada com muito brilho, que é uma pega de bois, com gado de raça barrosã e galega que vão lutar entre si”, adiantou José Sá, para dar alguns exemplos dos “muitos eventos atractivos” que vão contribuir para manter ou até ultrapassar os 100 mil visitantes da edição do ano passado.
A visita do Ministro da Agricultura, Jaime Silva, acompanhado pela Comissão Sub-Parlamentar de Agricultura é “um dos pontos altos do certame que vem dar brilho nacional à feira de 2009”, segundo o presidente da Junta.
O autarca adiantou ainda algumas alterações efectuadas no sentido de “garantir as melhores condições possíveis”, como a ampliação nas ruas circundantes ao espaço da feira, e ainda a reparação e pavimentação de duas ruas na envolvência do recinto do evento. Apesar do alargamento da área, o espaço está já superlotado com os diversos expositores e de fora ficarão mesmo alguns expositores interessados em participar na feira. “Criámos espaços não só ao ar livre, como também montagens de mais tendas noutro local, porque este ano o Concurso Pecuário de Holstein Frísia não será feito só dentro do pavilhão do mercado”, adiantou José Sá, acrescentando que “foi criada uma tenda de cerca de 400 metros destinada à passerelle de apresentação dos animais para concurso”.
Apesar da ampliação do espaço e do maior número de eventos que constam no programa deste ano, o autarca garante que o investimento será minimamente inferior ao do ano passado, que se saldou em cerca de 190 mil euros. “No ano passado tivemos um investimento que este ano não se repete, que foi a construção de várias “casetas” para os cavalos, logo o investimento deste ano ficará mais aquém do que o do ano passado”, explicou.
Para o presidente da Junta “é um grande orgulho” fazer parte da organização da Feira Anual da Trofa e ver o nome do concelho “ser divulgado por todo o país e também no estrangeiro”. “Este ano o certame é alargado à feira da Galiza, porque temos relações de intercâmbio com a feira de Silleda que vai estar cá representada com expositores espanhóis”, avançou.
Enaltecendo a “experiência de três anos consecutivos” e o “profissionalismo” revelado na montagem dos expositores e de todos os componentes da feira, José Sá não deixou de sublinhar o “grande contributo da população” para o sucesso e o elevado nível do evento. “Apelo para que a população adira porque é com a força da participação das pessoas que a feira tem o seu enaltecimento desejado”, rematou o autarca.
Entre os dias 5 e 8 de Março o concelho Trofa será palco da maior feira de agro-pecuária e agricultura da região do Norte. Concursos pecuários das várias raças de gado, uma monumental garraiada, uma gala equestre e o habitual Campeonato Nacional de Horseball são algumas das muitas actividades que prometem atrair mais uma vez centenas de milhares de visitantes à Feira Anual da Trofa.
Ano 2009
“Crescer em Família” com a ASAS

“Crescer em Família” é o primeiro encontro da Associação de Solidariedade e Acção Social de Santo Tirso – ASAS que decorre no dia 1 de Outubro, no Auditório da Junta de Freguesia de Santiago de Bougado.
Ano 2009
Santo Tirso debate reconversão urbana

Integrada na Parceria para a Regeneração Urbana para a revitalização e qualificação das margens do Ave na cidade de Santo Tirso (PRU-Margens do Ave), a Fábrica do Teles vai receber um debate sobre a reconversão da paisagem urbana.
-
Trofa1 semana atrás
Professora agredida por aluno em Covelas (atualizada)
-
Trofa1 semana atrás
Professora agredida por aluno em Covelas está a substituir a titular de turma
-
Trofa6 dias atrás
Incêndio em indústria na Maganha, Santiago de Bougado, Trofa
-
Trofa2 dias atrás
Já são conhecidos os artistas da Expotrofa
-
Trofa18 horas atrás
Belive deste ano vai ser realizado noutro local
-
Trofa2 semanas atrás
Mais de 100 bombeiros no combate às chamas
-
Edição 7653 dias atrás
Memórias e Histórias da Trofa: A sina trofense: a dificuldade de concretizar investimentos públicos
-
Religião3 dias atrás
Comédia, música e coroação das crianças marcam festa do Espírito Santo em S. Mamede