quant
Fique ligado

Edição 471

“Família aquática” reuniu-se em jantar-convívio

Avatar

Publicado

em


Família aquática” do Clube Estrelas Aquáticas da Trofa reuniu-se num jantar convívio, na noite de sábado, 26 de abril, na sede do Agrupamento de Escuteiros de S. Martinho de Bougado.

A sede do Agrupamento 94 dos Escuteiros de S. Martinho de Bougado foi o local escolhido para acolher atletas, treinadores, diretores e familiares do CEAT – Clube Estrelas Aquáticas da Trofa -, “cerca de 80 pessoas”, que se reuniram num jantar convívio, que tinha como objetivo “angariar verbas” para a coletividade.

Segundo o presidente, Paulo Rafael Ribeiro, este convívio serviu “acima de tudo numa confraternização entre as modalidades de natação e polo aquático”, que contou com o “jantar, brincadeiras e discursos da praxe para elevar a moral até ao final da época”. “Nem toda a gente veio. Os mais novinhos não vieram e tivemos vários miúdos que tiveram jogos hoje e têm jogo amanhã também. São pessoas da Trofa que divulgam o nome do concelho pelo país todo, sem apoios a não ser o transporte que a Câmara tem cedido gentilmente”, contou.

O presidente afirmou que foi possível a realização do jantar “graças aos escuteiros” que facultaram as instalações. Esta cedência surgiu do protocolo existente entre estas associações. Paulo Rafael Ribeiro explicou que os escuteiros frequentam de forma “gratuita” os treinos, sendo esta “uma forma de captar atletas e de fazer serviço público”, apesar de isso “não lhes competir”.

Em jeito de balanço de época da modalidade de polo aquático, o presidente contou que os juniores têm “uma oportunidade única” de serem apurados para o Campeonato Nacional, “coisa que nunca conseguiram”, o que demonstra “a evolução”. Relativamente às seniores femininos que competem no Campeonato Nacional, depois de ultrapassado “o problema da água” na piscina em Ermesinde”, onde treinam, espera que sejam apuradas para o play-off. “Penso que se ganharmos ao Fluvial, além de irmos ao play-off, somos campeões nacionais. Penso e espero. E depois temos a Taça de Portugal”, acrescentou.

Para quem não conhece o CEAT, Paulo Rafael Ribeiro referiu que a coletividade tem “know-how e capacidade para pôr o nome Trofa nos pícaros da natação e do polo aquático em Portugal e não precisa de dinheiro da Câmara”. “Nestes oito anos, nunca o CEAT pediu um cêntimo à Câmara, estamos agora a ter abertura com o executivo e tivemos transporte, mas condições de treino e material rigorosamente nada. As pessoas não se podem esquecer que nas seleções nacionais andam atletas da Trofa que representam o CEAT”, concluiu.

Já Joaquim Carneiro, chefe do Agrupamento 94 de Escuteiros de S. Martinho de Bougado, adiantou que, como a associação tem instalações, “deve partilhar com quem precisa”, apontando que seria “egoísta se pensássemos só em nós e não déssemos as nossas instalações para as outras pessoas e associações trabalharem, nomeadamente o CEAT que merece o nosso respeito e a nossa ajuda”.

CEAT conquista bons resultados em polo aquático

O CEAT goleou a Gespaços, em jogo da 18ª jornada da 1ª Divisão Nacional Feminino de Polo Aqutático. A partida, que decorreu pelas 15 horas do 27 de abril, na piscina do CPN em Ermesinde, terminou com o painel a indicar 23-5 para as trofenses, com golos de Joana Ferreira (1), Ana Mariani (4), Catarina Araújo (2), Ana Rita Pereira (9), Aurelie Mariani (4) e Naida Mariani (2).

A equipa sénior feminina está em 3º lugar com 37 pontos, a três do Fluvial Portuense. Já a Amadora/Bfish/Restart, que venceu fora o Fluvial Portuense por 10-9, já conseguiu apurar-se para a final do play-off.

Também a equipa sénior feminina, que compete no Campeonato Regional de Polo Aquático, venceu, no sábado, a de Paredes por 22-4, com tentos de Joana Ferreira (2), Marta Ribeiro (3), Catarina Araújo (4), Rita Pereira (2), Aurelie Mariani (3), Diana Almeida (4) e Naida Mariani (4).

Publicidade

Já no Campeonato Regional Júnior Masculino de Polo Aquático, a equipa do CEAT bateu o Sporting de Espinho por 25-4, com golos de João Azevedo (4), José Saraiva (2), Nuno Alexandre (5), Francisco Nicola (10), Miguel Quim Gouveia (2), Filipe Fernandes (1) e João Neves (1).

Em “jornada dupla” do Campeonato Regional de Cadetes de Polo Aquático, os trofenses conseguiram duas derrotas. No entanto, fonte do clube, assegurou que foram “dois jogos muito equilibrados, em que conseguiram durante grande parte dos jogos estar a frente do marcador”. “Muito positivo a evolução que os Gafanhotos demonstraram a nível físico e principalmente ao nível da compreensão do jogo”, acrescentou.

Pelo CEAT alinharam Ângela Daniela, Pedro Reis, Pedro Rafael, Ricardo Jorge, Tetyana Gravasyuk, Pedro Noe, Rodrigo Santos, Eduardo Pinto e Rodrigo Carneiro.

 

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...