quant
Fique ligado

Ano 2010

Famafest’ 2010 arranca hoje

Avatar

Publicado

em

Avatar

Avatar

Tem início hoje o Famafest 2010 – Festival Internacional de Cinema e Vídeo de Vila Nova de Famalicão, a partir das 21.30 horas, na Casa das Artes. A cerimónia de abertura ficará marcada por um concerto da fadista Carminho.

O Famafest, que já vai na sua 12.ª edição, decorre até 21 de Março. Ao longo dos nove dias do evento, serão exibidos mais de 150 filmes, com entrada gratuita, em diversas salas do concelho, nomeadamente na Casa das Artes, Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco, e Casa de Camilo, em Seide S. Miguel. A concurso estarão mais de 30 filmes oriundos de países como como França, Itália, Brasil, Alemanha, Bélgica e Portugal, entre outros.

A avaliar as obras estará um júri composto por ilustres figuras nacionais e internacionais da sétima arte e da literatura, alguns deles homenageados também no certame, como José Eduardo Agualusa, escritor e realizador (Angola), Lisa França, escritora, realizadora e professora universitária (Brasil), Alain Marie, realizador (França), e Joaquim Benite, encenador e director da Companhia Teatral de Almada. O júri é integrado ainda por Anabela Teixeira, actriz, Ana Paula Lemos, directora da associação “Europa Viva”, Anabela Oliveira, professora universitária, Fernando Dacosta, escritor, e Nassalete Miranda, escritora e jornalista, todos de Portugal.

No Famafest 2010 há cinema de autor, mas há também cinema alternativo e destinado ao grande público. Neste âmbito, destaque para o grande vencedor dos Óscares “Estado de Guerra”, de Kathryn Bigelow, mas também “Avatar”, de James Cameron, de “Ágora”, de Alejandro Amenábar, e “Uma Aventura na Casa Assombrada”, do português Carlos Coelho da Silva, entre muitos outros sucessos de bilheteira.
Entre os ciclos paralelos, de homenagem a escritores, referência para as mostras dedicadas a “Sherlock Holmes no Cinema” e a “Drácula e Demais Vampiros no Cinema”.

Para o presidente da Câmara Municipal de Famalicão, Armindo Costa, “ao investir na organização do Famafest, a Câmara de Famalicão proporciona aos Famalicenses e a todos os amantes do cinema um evento que honra a política cultural do Município”. “Num tempo em que o cinema comercial é cada vez mais caro, o Famafest oferece cinema de qualidade gratuito para todos, o que constitui um estímulo adicional para a adesão do público”, refere ainda o edil, acrescentando que “este facto traduz também uma política em que promovemos uma “Cultura para todos”, justamente para que as razões económicas não sejam uma dificuldade no acesso aos bens culturais”.

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...