quant
Fique ligado

Ano 2010

Feira Grande “vai progredir”

Avatar

Publicado

em

feira-anual-2

feira-anual-2 

A tradição e a inovação estiveram de mãos dadas na Feira Anual da Trofa 2010. Mais espectáculos, expositores e melhor organização foram motivos de “satisfação” dos expositores e visitantes do certame. Junta de Freguesia e autarquia já pensam nas melhorias para o próximo ano.

Desde 1946 que no primeiro fim-de-semana de Março se realiza a Feira Anual da Trofa. Em 2010 a tradição continua bem viva, mas com muita inovação e a Feira Grande, apesar da chuva, foi mais uma vez “um sucesso”.

“A Trofa e S. Martinho de Bougado criam condições nesta realização, mesmo com estas condições atmosféricas e, com a destruição que houve antes oito dias, a equipa que eu chefio foi testada e criou de novo as condições, portanto os expositores e visitantes foram dando a ideia de que estão satisfeitos e que querem continuar”, frisou José Sá, presidente da Junta de Freguesia de S. Martinho de Bougado, no rescaldo deste certame.

Os visitantes e expositores também demonstraram o seu agrado a Joana Lima, presidente da Câmara Municipal da Trofa, parceira da Junta de Freguesia. “As pessoas aderiram a cem por cento à Feira participando no concurso equestre, no concurso da raça Frísia ou no concurso das raças autóctones”, afirmou.

E para os autarcas “os expositores falam por si”. “No início da feira todos os expositores foram unânimes em dizer que no sector leiteiro a Feira Anual da Trofa é sem dúvida a melhor feira do país”, adiantou Joana Lima.

Prova deste sucesso foram as visitas do presidente da Câmara da Golegã, Veiga Maltez, Maria de Medeiros, actriz portuguesa, Ministro da Agricultura, António Serrano, Ides Marchale, membro da Associação Belga dos Cavalos Lusitanos e cronista de várias revistas da especialidade e de “cerca de 100 mil pessoas”.

Consciente de que a organização está no “caminho certo”, José Sá foi peremptório: “Esta foi a feira dos últimos anos mais bem distribuída e mais alegre, com muitos eventos”. Os concursos pecuários das raças autóctones (Barrosã, Arouquesa e Minhota), da raça Holstein Frísia, os espectáculos equestres, os festivais de folclore, a chega de bois e a charanga a cavalo da GNR, marcaram alguns dos pontos mais altos do certame.

Mas a feira “vai progredir” e os autarcas prometem melhoramentos em termos de espaço e acessibilidades. “Temos que pensar em desenvolver este espaço pensando que para o ano podemo-nos debater com um problema de falta de espaço. Vamos criar outras condições de estacionamento e acessibilidades para podermos, aí sim, fluir com mais facilidade à Feira”, afirmou a edil trofense.

Com todas estas melhorias a Feira certamente terá prestígio não só a nível nacional, mas também internacional e é esse o objectivo de Joana Lima e José Sá. “Para além de ter visitantes europeus, a Feira também tem que ter expositores, criadores e produtores do estrangeiro”, afirmou a autarca.

Publicidade

“Temos no nosso concelho os melhores animais, os melhores produtores e por isso a Feira vem ao encontro da necessidade deste produtores e criadores de animais tão importantes na economia do nosso país”, concluiu.

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...