quant
Fique ligado

Ano 2008

Expotrofa atraiu milhares de visitantes

Avatar

Publicado

em

Durante nove dias a Expotrofa 2008 reuniu, segundo a autarquia "o que de melhor se faz no concelho". O certame reuniu artesãos, associações, empresas e comida típica regional e atraiu para além dos trofenses, visitantes de outras localidades.

 Com animação diária a cargo das freguesias, muitos foram os que se deslocaram ao Parque Nossa Senhora das Dores para ver, ouvir e saborear "o que de melhor se faz no concelho da Trofa".

Delfina Mesquita, artesã do concelho da Trofa, expôs as suas bijuterias pela primeira vez no certame. "Apesar de ter sido a minha primeira experiência a expôr as minhas peças acho que está a ser bastante aliciante, estou a ter muita procura", garantiu. A oportunidade de poder "mostrar à população da Trofa e também de outros locais como Viseu" o que consegue fazer com as pequenas missangas, atraiu-a para esta feira. Delfina considerou ainda que a Expotrofa "existe não só para demonstrar que existem pessoas que também sabem fazer algo manualmente, não só a nível de bijuterias, bordados, peças de madeira e cerâmicas, mas também para dar a conhecer o que é a Trofa a nível de espaços, de zonas industriais, empresas, prestação de serviços e associações".

"Muitas pessoas disseram-me que não imaginavam que a Trofa tivesse uma feira tão grande e com tanta qualidade", acrescentou a artesã.

O certame que abriu portas no dia cinco de Julho mostrou o artesanato, mas também algumas das colectividades do concelho, como é o caso dos Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Trofa. Em entrevista ao NT António Sousa membro da direcção fez questão de frisar a importância deste tipo de eventos "não só para divulgar as associações que temos no concelho e aquilo que fazem e oferecem, como também para divulgar o meio empresarial".

Para António Sousa "esta feira não pode acabar e tem de ser incentivada", para que possam "divulgar o papel das instituições e dos bombeiros aqui na Trofa", porque embora as pessoas saibam qual o papel destes voluntários, "é importante divulgar também as áreas da protecção civil, para explicar às pessoas que é preciso ter cuidado com a floresta, o que são as ondas de calor, o combate a incêndios, fugas de gás e aproveitamos também para divulgar o nosso infantário que é bastante conceituado". A acção dos Bombeiros não é apenas socorrer feridos, nem apagar incêndios, "a protecção civil também tem um papel importante", reiterou.

Bernardino Vasconcelos, presidente da autarquia trofense, fez também um balanço "muito positivo" da Expotrofa 2008. Satisfeito com a adesão dos artesãos, associações e tasquinhas, o edil frisou o "empenho" de todos os participantes.

Para além da mostra de associações, empresas e artesãos, a Expotrofa contou com animação diversificada durante os nove dias. No primeiro dia, a animação esteve a cargo da Junta de Freguesia de S. Martinho de Bougado, começou com a actuação de vários conjuntos, a apresentação da "Escola Passos de Dança" e terminou com uma sessão de fogo de artifício.

No domingo, dia 6 de Julho, a Junta de freguesia do Muro apresentou as associações da freguesia: instituição Muro de Abrigo e terminaram com a Banda Pop-Rock Time Off.

O dia 9, quarta-feira, foi animado pela freguesia de Alvarelhos que trouxe os grupos corais da freguesia, o Rancho e o grupo de hip hop Alvadance. No dia seguinte, quinta-feira, foi o dia de Guidões, que apresentou no certame as tradicionais rusgas da freguesia e o Grupo Vallerian. A música ligeira e o fado marcaram a noite de sexta-feira, dia 11 de Julho, a cargo da freguesia de S. Mamede do Coronado.

Publicidade

À freguesia de Santiago de Bougado coube animar o dia 12 de Julho, onde foi apresentado o novo canal regional de televisão na Internet, a TrofaTv: www.trofa.tv. No palco estiveram também os dois ranchos da freguesia, o Rancho Etnográfico de Santiago de Bougado e o Grupo de Danças e Cantares, um grupo de dança Jazz do Atlético Clube Bougadense e as Marchas de S. Pedro da Maganha. No último dia da Expotrofa, com animação a cargo da autarquia trofense, esteve José Carlos Malato que apresentou o espectáculo "Cantigas da Rua".

{flvremote}http://trofa.otos.tv/videos/expotrofa2008entrartesaos.flv{/flvremote}

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...