quant
Fique ligado

Edição 546

Exposição de Manuel Veloso homenageia património, paisagens e tradições da Trofa

Avatar

Publicado

em

Muitos foram aqueles que estiveram presentes na inauguração da exposição fotográfica de Manuel Veloso sobre a Trofa. Mostra está patente no Clube Slotcar da Trofa até ao fim do mês.

 Um olhar sobre a Trofa que está agora sob o olhar de quem quiser. Manuel Veloso inaugurou a primeira exposição de fotografia, que está patente até 30 de novembro no Clube Sloctar da Trofa.

Publicidade

Vinte fotografias homenageiam o património, as tradições e a natureza do concelho. É possível ver-se um campo de girassóis bem “arregalados”, em duas imagens registadas no mês de julho. Foi numa visita à ExpoTrofa, realizada junto à estação ferroviária da Trofa, que Manuel Veloso se deparou com aquela paisagem. “Vi aquilo e disse a mim mesmo que teria de voltar no dia seguinte para fotografar”, contou.
Ainda a representar a Natureza, há uma imagem de um relâmpago, que cortou o céu bem no alto de Valdeirigo e que iluminou uma noite de tempestade em 2014.
Podem ainda ver-se duas perspetivas do renovado centro da cidade com a requalificação dos parques Nossa Senhora das Dores e Dr. Lima Carneiro, o Parque das Azenhas, a Azenha dos Frades, situada na Maganha, em Bougado, e a antiga estação de comboios da Trofa.
Manuel Veloso fez ainda questão de marcar a exposição com imagens que homenageiam os Bombeiros e o Lions Clube da Trofa. Mas o melhor é mesmo ver a fruir o “olhar” que o fotógrafo amador tem sobre a cidade onde vive.
O “impulso” é a força motriz que alimenta a paixão por esta arte. “Eu costumo andar com a câmara todos os dias e qualquer coisa que eu veja e que me chame a atenção, registo”, contou, em entrevista à TrofaTv e ao NT.
Para o fotógrafo foi “gratificante” atestar o interesse que as pessoas demonstraram pelas fotografias, como a direção do Clube Slotcar. “Quando recebi o convite para a exposição, confesso que me assustei um bocadinho, mas a aceitação foi muito boa e isso incentiva-me a continuar”, acrescentou.
Manuel Veloso começou a fotografar em 2010 e aprendeu a olhar de maneira diferente para o que o rodeia. Hoje, a atividade é “um vício” e até já lhe deu a ganhar vários prémios, como aquele autorretrato registado no monte de Paradela, que também está na exposição.
Como anda sempre à procura de “atividades diferentes”, o Clube Slotcar da Trofa entendeu que o trabalho de Manuel Veloso podia resultar numa exposição interessante. “As pessoas gostam porque é um olhar estático sobre a Trofa. O importante é fazer acontecer coisas no concelho e a sede desta associação contribuir para isso, porque é um local de passagem para muitas pessoas”, afiançou o presidente da associação, João Pedro Costa.

Foto: Joaquim Araújo

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...