Estrumpfes, Smurfes ou Pitufos…o nome pouco importa. Partiram da Trofa, da casa de Vítor Macedo à conquista da Península Ibérica. São mais de 1400 bonecos colecionados durante uma vida por este trofense que em Espanha, no centro comercial Alcala Magna, perto de Madrid inaugurou mais uma exposição.

Foram precisos três dias para montar o cenário de três metros de largura e oito de comprimento onde os Estrumpfes de Vítor Macedo vão ficar alojados até 21 de dezembro.

Para além de expor os seus estrumpfes na capital espanhola, Vítor Macedo ensinou também os interessados a construírem bonecos e cenários em massa “tipo gesso”.

O convite para que este trofense expusesse os seus bonecos em Espanha surgiu através de uma empresa multinacional de organização de eventos que depois de ter tido conhecimento da exposição dos Estrumpfes no Gaia Shopping decidiu levá-la até este shopping, em Madrid, e pretende não se ficar por aqui, levando os bonecos a percorrerem outros países do mundo.

Estes Estrumpfes já são conhecidos a nível nacional, uma vez que já passaram pelo Fórum de Inovação e Jovens Empreendedores (FIJE) da Trofa e pelo “Bougado em Festa”, pela Maia, pelo Gaia Shopping e por Lisboa, e até já foram à televisão.

Vítor Macedo está de momento a preparar uma nova maquete para expor, mas desta vez são as “Aventuras de Tim Tim” que servem de mote.

O objetivo de Vítor Macedo é que tal como a dos Estrumpfes, esta exposição do Tim Tim percorra shoppings não só em Portugal como também em Espanha e noutros países.

{fcomment}