quant
Fique ligado

Edição 597

Espólio de Moutinho Duarte na Junta do Muro (c/ vídeo)

Avatar

Publicado

em

“E tu Manuel o que fizeste aos talentos que eu te dei?/ Eu pu-los a render e doei-os aquela terra, Senhor”. É desta forma que Manuel Moutinho Duarte, um murense com gosto pelo saber e pela história, imagina o diálogo com Deus, um dia quando partir.

É um homem da terra e de muito saber. Durante 50 anos, Manuel Moutinho Duarte fez render o seu tempo em estudos e pesquisas que agora culminam em 12 cadernos sobre assuntos ligados à Trofa e a Santo Tirso. Além desses 12 exemplares da sua autoria, o professor decidiu partilhar com a Junta de Freguesia do Muro 40 obras “de assuntos relacionados com as freguesias que compõem o concelho da Trofa”, explicou Manuel Moutinho Duarte.
Da coletânea de cadernos do professor Moutinho Duarte constam escritos sobre: “Actas da Câmara Municipal de Santo Tirso (1841-1950)”, “Arquivo Histórico Municipal de Santo Tirso”, “Direitos Paroquiais e Côngrua das Freguesias”, “Santo Tirso”, “Diversos/Dispersos”, “Ditos e Escritos”, “Registos Paroquiais (Séculos XVIII XIX)”, “Acerca da Família ‘Moura Coutinho’” e “Famílias de São Cristóvão: Raízes e Ramos”. E entre os 40 livros estão alguns de Napoleão Sousa Marques, como “Cidade da Trofa duas comunidades: um só povo”, ou “Temas Maiatos – Desmembramento do concelho”, de Álvaro Aurélio do Céu Oliveira.
O salão nobre da Junta de Freguesia do Muro organizou uma sessão solene, a 15 de novembro, para assinalar a entrega das obras de Manuel Moutinho Duarte que, a partir de 8 de dezembro, terão um lugar próprio na sede da Junta.
Para Carlos Martins, presidente da Junta de Freguesia do Muro, a oferta de Moutinho Duarte “tem muita importância, porque é uma pessoa conhecedora da freguesia e do concelho da Trofa e de Santo Tirso”. “Um espólio magnífico” que está agora ao dispor da população dos concelhos e de todos os que tenham interesse nestas temáticas. “Tem obras muito interessantes e acho que é uma obra magnífica para a freguesia”, afirmou Carlos Martins e, continua, “seja quem for que tome conta dos destinos da Junta da Freguesia é sempre uma coisa que ficará para as gerações vindouras”. Com a oferta do professor Moutinho Duarte, “a Junta de Freguesia, a freguesia e o concelho” ficaram muito mais “enriquecidos”. “A Junta de Freguesia congratula-se por este espólio, para que todos possam usufruir dele”, concluiu o autarca.
Quanto ao homem da terra, dono de um saber incomparável no que à História diz respeito, tomou a decisão de partilhar as suas e outras obras “fundamentalmente para que estejam disponíveis para consulta da população”. Depois de por várias vezes ter verificado o interesse de estudantes “das escolas das proximidades” em obter informações “sobre determinados aspetos do passado da terra”, Manuel Moutinho Duarte achou que a Junta de Freguesia seria um local de “mais fácil” acesso do que a sua própria casa. “Espero que as pessoas impugnem pela defesa do património, tantas vezes desprezado, e que efetivamente conheçam e reconheçam a importância pequena, mas grande para nós, que têm as coisas que estão nesta terra”, afirmou o professor.
A 8 de dezembro será oficialmente inaugurado o espaço dedicado a Manuel Moutinho Duarte, na Junta de Freguesia do Muro.
“O caminho fica aberto a quem mais quiser dizer. Tudo o que escrevi é certo, não pude mais escrever por não ter mais descoberto “, escreveu Miscellanea de Garcia de Resende (1554). Uma frase que assenta como uma luva a Manuel Moutinho Duarte que dedicou 50 anos da sua vida em pesquisas sobre o passado que permitem perceber e esmiuçar o presente e que agora estarão ao alcance de uma visita à sede da Junta.

Publicidade

 

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...