quant
Fique ligado

Edição 530

Esgotos no Rio Ave

Avatar

Publicado

em


Não é a primeira, nem a segunda e com certeza não será a última vez que o Rio Ave é alvo de atentados. Nos últimos dias, a cor do rio tem sido castanha e o cheiro nauseabundo que se sente junto à Azenha de Valdemar Portela, em Bairros, Santiago de Bougado, “afastou as pessoas que costumam parar no areeiro ao domingo”.

Desde sábado que a situação se repete com sucessivas descargas, o ar praticamente irrespirável e, de acordo com Valdemar Portela, na segunda-feira o “Serviço de Proteção da Natureza da Guarda Nacional Republicana esteve aqui duas vezes para ver o que se passava”.
Mas este não é caso único. Junto à Azenha da Barca, em Finzes, S. Martinho de Bougado, uma conduta de saneamento, cuja tampa está instalada em zona de passagem em pleno passadiço do Parque das Azenhas, esteve a verter águas residuais para o rio. O cheiro era também nauseabundo e o problema é já “recorrente”, segundo António Magalhães, que vive na Trofa e diz-se “indignado com a poluição que dia após dia vê no Rio Ave”. O homem, que todos os dias gosta de caminhar, afirma que tem vindo a encontrar situações chocantes. “Um dia depois de ver uma cisterna a descarregar esgotos, deparei-me com dois jovens a tomar banho no rio. Alertei-os para os perigos e um deles saiu de imediato da água, mas o outro continuou”, contou.
António Magalhães garante que foram “já várias as vezes” que assistiu a descargas e que numa delas equacionou questionar “o senhor da cisterna”, mas receou “fazer figura de parvo, não fosse ele ter autorização para fazer aquilo”.
O jornal O Notícias da Trofa enviou por escrito esclarecimentos à Câmara Municipal da Trofa e à empresa Águas do Noroeste, que não responderam em tempo útil.

Publicidade
Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...