quant
Fique ligado

Ano 2010

Escuteiros de Santiago em convívio fraterno

Avatar

Publicado

em

Agrupamento de escuteiros de Santiago de Bougado organizou Festa da Fraternidade, reunindo famílias e amigos em torno do ideal escutista.

Não foi à volta da fogueira, até porque a temperatura não estava nada agradável ao ar livre, mas, mesmo assim, os escuteiros de Santiago de Bougado promoveram um encontro onde juntaram a família, os amigos e os antigos elementos do agrupamento. A Festa da Fraternidade encheu de vida o espaço envolvente à Capela de S. Gens, em Cidai, na fria noite de sábado.

Na Casa da Montanha, os grelhados, os salgadinhos, as castanhas assadas, a fruta, os doces e muitas outras iguarias confortaram o estômago, depois da Eucaristia celebrada pelo padre Armindo Gomes. No final, um grupo de escuteiros protagonizou “a cerimónia da partida”. Aos 22 anos, os Caminheiros concluem a formação escutista e “agarram o que aprenderam e partem para a vida civil”, como explicou o chefe do agrupamento, Luís Dias. “Sabemos que serão cidadãos preparados para serem interventivos na sociedade, amigos do próximo, protectores do ambiente, ou seja, conhecedores de toda a formação escutista”, acrescentou.

Os Caminheiros estão já a preparar a sua participação nas Jornadas Mundiais da Juventude, que vão decorrer em 2011, na capital espanhola, Madrid.

O grande objectivo da Festa da Fraternidade é o convívio entre todos, fomentando a tradição escutista, que Luís Dias assume ser “formação educativa”.

No início do próximo ano, os elementos mais novos do agrupamento vão participar na cerimónia da promessa. Depois de um período de experiência, as crianças fazem a sua promessa na secção dos Lobitos. Este ritual de passagem é repetido cada vez que os escuteiros atingem a idade para passar a uma nova secção, “renovando a sua promessa, que será cada vez mais abrangente e séria”, explicou o chefe.

O agrupamento vai continuar a promover as actividades habituais de cada secção e o corpo directivo está, ainda, a ponderar “levar as Boas Festas a casa das pessoas” durante a quadra natalícia.

Publicidade
Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...