quant
Fique ligado

Edição 614

Escritor incentiva alunos pensarem diferente

Avatar

Publicado

em

“Senti desde cedo que o mundo estava formatado para formatar”. A mensagem faz parte da palestra “Onde está a caixa?”, dinamizada pelo escritor César Alves.

No âmbito da Semana da Leitura, jovem escritor trofense andou pelas várias escolas do concelho a apresentar o seu livro “Nevoeiro”. Depois de no dia 13 de março ter estado na EB 2/3 de Alvarelhos e, no dia seguinte, na Escola Básica e Secundária do Coronado e Castro, César Alves regressou à Escola Secundária da Trofa, nesta quarta-feira, 15 de março, onde foi aluno durante seis anos.
Em declarações ao jornal O Notícias da Trofa, o escritor trofense denotou que esta palestra incide, “sobretudo”, numa “reflexão sobre o impacto (negativo) da tecnologia nos jovens, sobre a sua geração e aquilo que ela pode fazer no futuro, fazendo sempre a ponte com a leitura e a escrita, incentivando a que esses hábitos cresçam”.
César Alves tem tido uma “reação muito boa” por parte dos jovens, que parecem que “estiveram à espera que alguém lhes fosse dizer que as coisas não são sempre ‘como devem ser’”. “A grande maioria faz-me sentir isso, que querem inovar, pensar de forma diferente, mas só precisam de um incentivo”, denotou.
Em janeiro, o trofense esteve numa escola de Freamunde, onde participaram “cerca de 180 pessoas numa só palestra”. E, por isso, foi a que teve “maior” afluência “até agora”. Na sessão da Escola Secundária da Trofa estiveram “mais de cem”, o que, em termos de participação, é “muito maior que no ano passado”. “Eles realmente interessam-se por esta perspetiva e querem saber mais, até como conseguir pensar mais assim, etc. Além disso, o ano passado visitei cinco escolas, este ano já estão nove confirmadas. Esse número também subiu”, esclareceu.
No final do mês de março, César Alves vai apresentar esta palestra em “Oliveira de Azeméis, S. Mamede Infesta e Paços de Ferreira”.
Relativamente à escrita, o trofense, que também é cronista no jornal O Notícias da Trofa, adiantou que pretende “lançar o próximo livro em 2018”. Ainda não sabe se será uma continuação da obra “Nevoeiro”, uma vez que ainda tem “mais dois ou três projetos que quer lançar”. “Ainda não sei se é altura de lançar a continuação do “Nevoeiro”. É uma questão de instinto”, afirmou.

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...