quant
Fique ligado

Edição 614

Trofense expõe ilustrações publicadas em livros

Avatar

Publicado

em

Formou-se em arquitetura na Universidade do Porto, em 2011, e conciliou sempre o ballet clássico com os estudos. Trabalhou na área de formação durante dois anos, mas depressa descobriu que não era por aí o seu caminho. Atualmente, Ana Oliveira vive no Porto e dá aulas de ballet na Trofa e em Vila Nova de Famalicão. A participação em exposições coletivas e individuais abriram a porta para um convite que havia de surgir em julho de 2016. A Editora Alfarroba desafiou-a a ilustrar um livro e, desde então, a trofense não tem parado. “Anjo Menino” marca a estreia da trofense na ilustração para uma editora. Seguiram-se “Zarina, a menina dos Pés de Oiro”, “Salticos”, “História do Gato que queria conhecer o mar” e “Um coração XXL”. Esta última obra, da autoria de Elsa Almeida, que foi professora na Escola Básica 2/3 Napoleão Sousa Marques, foi apresentada no sábado, 11 de março, na Casa da Cultura, momento em que também foi inaugurada a exposição “Ana Oliveira: Obra Publicada”, que apresenta algumas ilustrações publicadas em livro pela Editora Alfarroba e todas as ilustrações originais do livro de Elsa Almeida.
Entre ilustrações, maioritariamente “direcionadas para o público infantil/juvenil”, feitas em aguarela, focadas nas personagens e nas emoções que transmitem emoções, técnica mista, combinando a aguarela com processos digitais e o lápis de grafite com ilustração digital, são várias as obras que a trofense fez questão de partilhar com a sua cidade natal.
Em “Um coração XXL” a ilustradora usou duas técnicas. Em 2013, altura em que surgiu a obra, recorreu a caneta e aguarela, já este ano, momento em que a obra foi publicada, Ana “já não se revia na imagem das primeiras” e redesenhou com aguarela sobre papel, com detalhes a grafites.
Com “uma liberdade de registo gráfico muito grande desde o início”, a artista tentou “sempre explorar uma técnica diferente em cada livro”. “Acredito que cada história tem uma forma especial de ser ilustrada”, completou a ilustradora trofense.

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...