quant
Fique ligado

Crónicas e opinião

Escrita com Norte: Dependências

“Passa uma hora, duas, ninguém responde…são cinco da manhã. Suzy desespera, em pé, ao lado da cama, pelo primeiro “like”, para se deixar tombar…Seis da manhã, sete… e o despertador ordena que Suzy se levante sem que ela se tenha deitado!”

Avatar

Publicado

em

Suzy, de 36 anos, tinha sido sempre uma pessoa de hábitos simples, sem alguma dependência, e atenta à perdição dos outros. Em miúda, um dia, o pai perguntou-lhe:

– Filha, queres uma carteira de cromos da “Candy”?

– Não, meu pai! Eu bem vejo como estão as minhas amigas…drógadas pelos cromos!
Esta simplicidade, desprendida de vícios, que sempre pautou a vida de Suzy, acabaria por mudar, quando, há três anos, comenta com uma colega da confecção:

– Ninguém gosta de mim!

– Suzy, “gostar” é tão parolo como a saia travada com folhos que usas! O que interessa são os “likes”! – responde a colega de Suzy, com a mão em posição de quem pede boleia.
Depois de devidamente instruída, dois dias após, Suzy já tem um computador pessoal, uma conta aberta no Facebook e três saias novas, mandadas fazer numa modista amiga dela, muito jeitosa. Ao fim de 5 meses, já tem 4136 amigos, dos quais, pessoalmente, apenas conhece a colega de confecção, e 7 seguidores.
São 7 horas da manhã, o despertador toca. Estremunhada, Suzy acorda e abre o computador, com o qual dorme pousado a seu lado. No Facebook, publica, “Ui, ui, que soninho! Lol”.
Ansiosa, antes de sair da cama, espera por um “like”, que acontece ao fim de 15 minutos e a despertou mais do que um café! Pincha da cama e lava os dentes, sem ter tomado o pequeno-almoço, pelo atraso do “like”. Entra no carro, arranca e pára 50 metros à frente, porque se esqueceu de colocar o cinto. Antes de se “amarrar” ao banco, através do telemóvel publica no Facebook, “Helloooo, arranquei sem pôr o cinto! ;-)”. Ao fim de 34 minutos recebe o primeiro “like” e de seguida um segundo…Animada, coloca o cinto e arranca.
Suzy chega atrasada ao local de trabalho e antes de “picar”, para dar início à sua jornada, “posta” novamente no Face, “Migos e migas, estou triste. Por mais cedo que me levante, nunca chego a horas ao trabalho! ”. Ao fim de 20 minutos recebe novo “like”, dando-lhe força para “picar” e avançar firme, com mais de meia hora de atraso, para a sua “corta e cose” Siemens.
O resto do dia segue de forma costumeira, com “posts” frequentes e a espera ansiosa por um “like”.
À noite, no regresso a casa, o pneu fura. (Des)animadita, “posta” no Face, “Que chatice, tive o meu primeiro furo!”
Nesse momento, Guedes, mecânico e amigo facebookiano, distraidamente, faz “like”, enquanto passa, a pé, por Suzy, que se mantém de olhos postos no telemóvel.
(Estão alheios à existência um do outro!)
Suzy chega tarde a casa e o cansaço é superior à fome e decide deitar-se, mas não sem antes partilhar com o mundo, “Mudei um pneu, estou cansada e vou dormir!”
Antes de “mergulhar” na cama, Suzy espera pelo consentimento supremo de um “like” de um qualquer desconhecido, feito amigo ao alcance de um click!
Passa uma hora, duas, ninguém responde…são cinco da manhã. Suzy desespera, em pé, ao lado da cama, pelo primeiro “like”, para se deixar tombar…Seis da manhã, sete… e o despertador ordena que Suzy se levante sem que ela se tenha deitado!
Em vez de tomar o caminho do trabalho, Suzy segue directa para o psiquiatra.
Exausta, explica a razão de uma noite sem dormir. Dada a gravidade da situação, o médico faz um pedido de amizade a Suzy e receita-lhe:

– Menina Suzy, quando chegar a casa, aceite o meu pedido de amizade! Iniciado o tratamento, faço imediatamente dez “likes” na sua página, para poder dormir. A partir de amanhã, os “likes” serão de 8 em 8 horas, se não for suficiente aumentamos a dose para “likes” de 6 em 6.

Pior do que perder uma Nação é perder a soberania individual!

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...