quant
Fique ligado

Ano 2010

Escolas em obras no início de ano lectivo

Avatar

Publicado

em

O ano lectivo vai arrancar dentro da normalidade no concelho da Trofa, apesar de cinco escolas ainda se encontrarem em obras.

O parque escolar da Trofa está a sofrer grandes remodelações. O investimento de mais de sete milhões de euros incluía a requalificação de cinco centros escolares: EB1/JI de Paradela, EB1/JI Paranho, EB1/JI de Finzes (S. Martinho de Bougado), EB1/JI de Quereledo (Covelas) e EB1/JI do Muro.

No entanto, as obras de ampliação e requalificação das escolas implicaram a saída dos alunos dos respectivos estabelecimentos de ensino e a tardia conclusão das intervenções não permite um início de ano lectivo nas novas salas de aula: “Estamos a fazer todos os possíveis para que os alunos possam rapidamente voltar a ter aulas nas suas escolas, mas herdamos do anterior executivo um problema em termos de calendarização e execução das empreitadas”, avançou a vereadora da Educação da Câmara Municipal da Trofa, Teresa Fernandes. “As obras, de acordo com o contrato de financiamento assinado pelo anterior executivo com a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDRN) – responsável pelo financiamento das obras através de fundos comunitários – deveriam estar concluídas em Setembro e Novembro deste ano, mas nos contratos que o anterior executivo assinou com os empreiteiros, previa-se que as obras só terminassem em Janeiro e Agosto de 2011”, acrescentou. “Difícil” foi o adjectivo utilizado por Teresa Fernandes para caracterizar a situação deixada pelo anterior executivo. No entanto, a vereadora acredita que, “em colaboração com as associações de pais das escolas”, será possível solucionar da melhor forma o atraso das obras, causando “o mínimo possível de impactos negativos para as crianças e para a sua aprendizagem”.

Paralelamente, a autarquia está a proceder a “obras de reparação e adaptação em alguns estabelecimentos de ensino, como é o caso da Escola de Cerro 2, em Guidões, onde a sala do Jardim-de-infância deverá estar a funcionar este mês”.

No que diz respeito à Escola de Querelêdo, em Covelas, as obras ficam concluídas nos próximos meses e Teresa Fernandes deixou a garantia de que, “no segundo período, as crianças podem voltar a ter aulas na escola”.

Já na Escola de Estação, no Muro, “estão praticamente prontas quatro salas de aula e o auditório, o que vai permitir que as crianças deixem o Centro Paroquial e regressem à escola, sendo que o Jardim-de-infância vai funcionar a título provisório no auditório até à conclusão da empreitada”.

Nos estabelecimentos de ensino de Paradela e Paranho, o ano lectivo vai começar com as crianças, “de forma provisória, a ter aulas no pavilhão e nos contentores” até que as obras estejam concluídas.

Em Finzes, “as obras no edifício novo deverão estar concluídas em Janeiro, faltando depois adaptar e requalificar o edifício antigo, que só deverá estar concluído em Agosto de 2011”.

A Câmara Municipal da Trofa continua a “apostar na educação”, estando “atenta ao início do novo ano lectivo e às necessidades dos mais novos”, afiançou Teresa Fernandes.

Publicidade
Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...