quant
Fique ligado

Ano 2010

Rentabilização obrigou a preparação do ano lectivo com “rigor e exigência”

Avatar

Publicado

em

O Agrupamento Vertical de Escolas da Trofa vai receber os alunos nos dias 10 e 13 de Setembro. Preparação do ano lectivo foi feita com “rigor e exigência”.

Cerca de 1940 alunos vão integrar o Agrupamento Vertical de Escolas da Trofa (AVET) este ano lectivo. Muito trabalho tem sido feito para que, no dia 14 de Setembro, o ano lectivo esteja a decorrer normalmente. Paulino Macedo, director do Agrupamento, comandou a preparação do ano lectivo tendo em conta as “recomendações superiores”, que apelavam a maior “rigor e exigência”, numa tentativa de “racionalizar e rentabilizar os recursos humanos e materiais”. A tarefa “não é fácil”, confessa o responsável, contudo os requisitos foram, fielmente, seguidos para que no primeiro dia de aulas “tudo esteja preparado”.

Não houve “alterações de fundo” no funcionamento das escolas. Rentabilização parece ser mesmo a palavra de ordem: “Damos grande importância à continuidade pedagógica. Muitas vezes por razões de natureza gestionária, tendo em vista a rentabilização dos recursos humanos disponibilizados, enveredamos por outras opções, procurando reduzir ao máximo os desperdícios”, explicou.

Na Escola EB 2/3 Professor Napoleão Sousa Marques foram concluídas as obras de reinstalação da biblioteca, que está integrada na Rede de Bibliotecas Escolares. O estabelecimento de ensino também vai contar, a partir deste ano lectivo, com uma rede informática renovada. A partir deste Plano Tecnológico para a Educação, todas as salas de aula estão equipadas com computador com ligação à internet e vídeo-projector. Foram ainda colocados dez quadros interactivos.

Já nos estabelecimentos do pré-escolar e 1º ciclo, foram as associações de pais que encabeçaram as “iniciativas de requalificação em algumas escolas”. Já no que respeita ao projecto do Parque Escolar decorrem ainda obras de requalificação na EB1/JI de Finzes, EB1 de Paradela e EB1/JI do Paranho.

São as obras de requalificação que estão a causar mais dificuldades do ponto de vista físico na preparação do ano lectivo, frisou Paulino Macedo. A “situação mais complexa” está na escola de Finzes, no entanto, o responsável salvaguardou que tudo “está a ser acompanhado e monitorizado por uma equipa que envolve a Câmara Municipal, o Agrupamento e as Associações de Pais”.

“Já as necessidades mais prementes e que urge solucionar, rumo à escola de qualidade, têm a ver com as instalações físicas (falta de salas normais e específicas) em algumas escolas do Agrupamento”, afirmou. Paulino Macedo considera ainda que “é urgente” a construção de um pavilhão na Escola EB 2/3 Professor Napoleão Sousa Marques. Nos outros estabelecimentos do agrupamento “é necessário o apetrechamento das salas com as novas tecnologias”.

“Quando as funções da Escola se alargam, quando cresce o número de alunos que está na Escola porque não tem qualquer alternativa (social e/ou profissional) e muitas vezes não tem vontade de aprender, é quando a regulamentação da actividade das Escolas se torna mais dura e exigente”, acrescentou.

O AVET é constituído por dez estabelecimentos de ensino, que vão receber 1939 alunos. As escolas apresentam, segundo Paulino Macedo, “um razoável número de alunos e turmas além da sua capacidade normal o que têm como consequência directa a falta de espaços e ao mesmo tempo, em algumas circunstâncias, a sua ocupação desorganizada”.

Publicidade

O motivo de preocupação maior não tem sido as taxas de abandono escolar, que “são residuais”, mas sim a falta de assiduidade. “Somos confrontados nos últimos anos com a falta de assiduidade de alguns alunos”, frisou o responsável.

Nos últimos dois anos o número de beneficiários dos serviços sociais da educação (SASE) “subiu exponencialmente”, informou ainda Paulino Macedo.

A recepção aos alunos do pré-escolar, 1º ano e 5º ano vai ser feita no dia 10 de Setembro, pelas 9 horas, numa abertura solene com os encarregados de educação. No mesmo dia, pelas 14.30 horas é a vez dos alunos do 6º ano conhecerem a nova turma e professores. A recepção dos alunos que estão nos restantes anos será feita no dia 13 de Setembro, pelas 9 horas.

Todas as informações sobre o início do ano lectivo no Agrupamento podem ser encontradas em www.eb23-trofa.rcts.pt.

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...