quant
Fique ligado

Ano 2010

Escolas do concelhos festejam final do ano

Publicado

em

 

As Escolas Básicas do concelho terminaram o ano lectivo 2009/2010 em festa. Entre insufláveis, actuações das crianças e muita música, os mais pequenos e os pais fizeram a festa nas diferentes freguesias do concelho.

No fim-de-semana celebrou-se o final do ano lectivo em Alvarelhos na EB1/JI Giesta 1 e 2, em Guidões a EB1/JI Cerro 1 e 2, em Santiago de Bougado na EB1/JI de Bairros, Lagoa e Cedões, em S. Martinho de Bougado, na EB1/JI da Esprela, no Muro na EB1/JI da Estação e em S. Mamede a EB1/JI de Feira Nova e Casal.

Na EB1/JI da Lagoa, a festa para os mais de 100 alunos foi fora de portas, na sexta-feira realizaram um Open Day no Estádio do Clube Desportivo Trofense e no relvado onde jogam os craques, os mais pequenos divertiram-se a jogar futebol e a brincar nos insufláveis. Manuela Cameirão, coordenadora da escola, enalteceu a iniciativa “diferente” concretizada pelos pais: “É motivador e são actividades diferentes”. A festa que habitualmente se realizava na escola, este ano por não haver um palco , deslocalizou-se para o Estádio do clube do concelho e para Pedro Carvalho, presidente da Associação de Pais da escola, esta foi uma aposta ganha: “Os alunos foram os primeiros a chegar à escola antes do horário marcado, todos equipados e prontos para a festa”.

Ao final da tarde de sexta-feira, começou a festa na EB1/JI de Cedões. O palco foi o centro das atenções onde os alunos finalistas receberam os diplomas pelas mãos das professoras. Mais tarde o mesmo espaço foi ocupado por uma actuação dos pais dos alunos do 4º ano da escola, que com a ajuda da professora de ginástica prepararam uma dança de hip hop original. Júlia Pinto, coordenadora da escola, enalteceu a interacção dos pais e familiares nesta festa: “Queremos que os pais façam parte da comunidade escolar e por isso, também os convidamos para participarem e colaborarem na nossa festa”. “É também uma forma de se integrarem no trabalho e nas actividades que desenvolvemos na escola”, acrescentou.

Os alunos, pais, familiares e professores também invadiram a EB1/JI de Casal ao final da tarde de sábado. O porco no espeto, as sardinhas assadas e o caldo verde faziam parte da ementa que reconfortou o estômago de todos, que eram animados pelas músicas cantadas no karaoke. Os cerca de 70 alunos não podiam estar mais contentes, uma vez que a festa serviria para angariação de fundos para financiar a sua participação nas colónias balneares. “A ideia partiu de um dos objectivos estabelecidos ao longo do ano, angariar fundos para fazer as colónias balneares e a visita anual. Depois é também um convívio, uma confraternização com todos os pais, professores, Associação de Pais e autarcas”, explicou Carla Santos, coordenadora da escola. A Associação de Pais ajudou na organização, porque, de acordo com Paulo Cunha, vice-presidente da associação “as crianças merecem tudo”.

Publicidade

A edil trofense Joana Lima e Teresa Fernandes, vereadora do Pelouro da Educação da autarquia, também não faltaram à festa e percorreram todas as escolas para participar nas festas.

Continuar a ler...
Publicidade
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.

Ano 2010

Tradição de porta em porta

Publicado

em

Por


O Rancho Etnográfico de Santiago de Bougado mantém viva, ano após ano, a tradição de cantar as janeiras de porta em porta, levando o folclore da região a todas as casas.

(mais…)

Continuar a ler...

Ano 2010

Arte em quatro rodas

Publicado

em

Por

Francisco Maia tem uma oficina de restauro diferente: recupera automóveis antigos há mais de 20 anos.

(mais…)

Continuar a ler...
EuroRegião Talks

Inscrições EuroRegião Talks

Edição Papel

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

 

arquivo

Neste dia foi notícia...

Ver mais...

Covid-19

Pode ler também