quant
Fique ligado

Ano 2010

Marchas dão colorido a Guidões

Avatar

Publicado

em

 

As Festas em honra de S. João Baptista arrancaram no sábado com as Marchas Populares a levarem um colorido diferente ao centro da freguesia de Guidões.

Pelo terceiro ano consecutivo, as marchas populares saíram à rua em Guidões e marcaram o arranque das Festas em honra de S. João Baptista, padroeiro da freguesia, no sábado à noite.

As cinco marchas protagonizaram momentos de alegria e diversão, com as suas danças e as suas roupas a encherem as ruas junto à Igreja Paroquial. Foram mais de duas centenas os marchantes que desfilaram e entoaram cantigas populares alusivas ao seu santo padroeiro.

João Martins, do lugar do Outeiro, é um dos membros da Comissão de Festas e, nessa noite, desceu com os vizinhos as ruas que ligam o Outeiro ao centro de Guidões. No final da actuação, “o balanço foi muito positivo” não só da noite, mas de toda a preparação da festa, que este ano “tinha sido complicada”. “Estávamos a pensar fazer cortejos e não conseguimos, por isso, a nível monetário foi complicado”, explicou. “Mas conseguimos desenrascar tudo e está uma festa que se pode ver”, desabafou. Fazendo jus à sua fama de “barristas”, os guidoenses colaboraram e ajudaram a Comissão a angariar a verba necessária para a festa, com a promoção de algumas actividades como um jogo de futebol que opôs solteiras e casadas. “Foi uma iniciativa que superou em muito as nossas expectativas”, asseverou o membro da Comissão. A par disso, a Comissão manteve “uma tasca” aberta, que também ajudou a fazer face às despesas.

As marchas são um costume recente na freguesia, mas na opinião de João Martins e “a julgar pela multidão que assistiu” “houve uma grande evolução ao longo deste tempo”. Para este guidoense, “é importante manter a festa, porque se não há S. João em Guidões, também não há Guidões”. João Martins enaltece o trabalho desenvolvido na freguesia em prol das Festas em honra de S. João: “É uma freguesia pequena e, atendendo a isso, a festa que faz é muito boa”.

Bernardino Maia, presidente da Junta de Freguesia de Guidões, assistiu na bancada colocada junto à Igreja a todas as marchas, acompanhado por Joana Lima, Presidente da Câmara Municipal, bem como pelo executivo da Junta e outros convidados. No final, a satisfação era evidente: “Foi um bom espectáculo, senti muita emoção e alegria por ver a forma tão genuína e bonita como estas marchas se apresentaram para todos nós. Esta é a imagem de Guidões: uma freguesia moderna, aberta, dinâmica e com pessoas participativas e empreendedoras.” “Os guidoenses estão de parabéns por todo o trabalho que fizeram”, enalteceu o autarca. Sobre a dificuldade em manter viva a tradição das festas na freguesia, o autarca tem “a certeza que os guidoenses saberão dar continuidade às festas por muitos anos”, garantindo que “a Junta de Freguesia estará sempre disponível para ajudar dentro das suas possibilidades.”

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...