quant
Fique ligado

Ano 2010

Escola de Bairros inaugura horta biológica

Avatar

Publicado

em

 

EB1/JI de Bairros, em Santiago de Bougado, inaugurou uma horta biológica. Os legumes e frutos cultivados pelos alunos serão para utilização na cantina e para venda à comunidade.

Como “a cenoura faz bem aos olhos”, este vai ser um dos legumes cultivados por Simão Pedro na horta biológica, inaugurada esta terça-feira na EB1/JI de Bairros. Ao lado, o amigo Manuel escolheu as alfaces para plantar, mas antes é obrigatório “vestir uma roupa velha e calçar umas galochas”, como aconselhou a engenheira Marta Vieira, que veio à escola para explicar aos alunos como se cultiva uma horta biológica. Um dos desafios lançados pela especialista foi também o de juntar os alimentos que são desperdiçados, como as cascas dos legumes ou frutas, para fazer a compostagem. Simão Pedro não se esqueceu desse conselho e garante “juntar tudo para pôr nas plantas para elas crescerem bonitas”. E se à porta da escola vão ficar os legumes, nas traseiras vai nascer um pomar, onde Ana Fonseca vai plantar “pereiras, macieiras, laranjeiras e figueiras” para depois poder utilizar os alimentos na cozinha. “É importante termos uma alimentação saudável para crescermos bem e não termos doenças”, reiterou a pequena agricultora.

Agora com a terra regada pela chuva, que apenas parou de cair na hora de descerrar a placa da nova horta, resta aos alunos pôr mãos à obra para começar a plantar os legumes e frutas que mais tarde vão poder comer.

“Esta é uma iniciativa muito pedagógica, porque ensina as crianças a trabalhar a terra e a ver como crescem as plantas, porque muitos deles nem sabem como cresce uma alface, já que estão habituadas a vê-las nos supermercados. Para além disso apela também a uma alimentação saudável”, comentou Teresa Fernandes, vereadora da Educação da Câmara Municipal da Trofa, à margem da inauguração, altura em que revelou também que a autarquia vai premiar os alunos mais dedicados à plantação desta horta.

A ideia para iniciar este projecto nasceu no último ano lectivo e concretizou-se apenas agora, com o terreno dividido em seis partes iguais, correspondentes a cada turma que frequenta a escola. “A horta é uma ferramenta para que as crianças aprendam o que é a alimentação saudável e vamos ter aulas de cozinha também”, explicou Hélder Falcão, presidente da Associação de Pais da escola.

Mas a visão desta associação vai mais longe: “Precisamos de ajuda e se algum empresário quiser investir na escola, nós precisamos de fazer um relvado sintético, o pavilhão na parte de trás da escola, colocar ar condicionado, teremos muito gosto em olhar para essa entidade como um parceiro”.

Publicidade
Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...