quant
Fique ligado

Edição 531

Esclarecimento

Avatar

Publicado

em

onoticiasdatrofa


Os nossos leitores, mesmo os que não andam muito atentos, têm vindo a questionar os responsáveis do jornal O Notícias da Trofa e a própria gerência da empresa sobre o porquê de haver pouca informação no jornal sobre atividades organizadas pela Câmara Municipal da Trofa, presidida por Sérgio Humberto Silva.

Como quem não deve não teme – e quem dever que pague – resolveu a gerência, direção e jornalistas deste periódico dar a conhecer os motivos da ausência dessa informação.

Há quase 13 anos a informar os trofenses e não só, nunca na nossa história nos deparamos com um executivo municipal como este que, demitindo-se das suas funções enquanto eleitos pelos trofenses, deixou, em agosto de 2014, de enviar informação das atividades organizadas pela Câmara Municipal da Trofa, seja em formato agenda e de notas de imprensa, que ao longo de 12 anos recebemos de todos os executivos que passaram pela autarquia. Nem aos nossos pedidos de esclarecimento se digna a responder!

PSD e PS sempre souberam respeitar a Liberdade de Imprensa, a Liberdade de Expressão e de Livre Pensamento como acontece nos concelhos ao nosso redor. Mas na Trofa não é assim.

Sérgio Humberto Silva, tratado pelo jornal O Notícias da Trofa e pela TrofaTv enquanto candidato à Câmara Municipal da Trofa, do mesmo modo e com o mesmo destaque que todos os outros, tratado com o mesmo respeito e cortesia com que foram tratados os dois presidentes de Câmara anteriores (Bernardino Vasconcelos e Joana Lima), decidiu boicotar o serviço público que esta equipa de jornalistas tem vindo a desenvolver, ansiando, quem sabe, pelo encerramento do jornal O Notícias da Trofa. Tal como ansiavam alguns na noite das eleições, em plena sede da Coligação Unidos pela Trofa, onde destacados militantes do PSD e familiares de alguns dos eleitos insultaram os jornalistas da nossa equipa que faziam cobertura da vitória do PSD/CDS-PP.

Mas como uma só andorinha não faz a primavera, passado este triste e lamentável episódio, o tratamento ao executivo municipal eleito pela Coligação Unidos pela Trofa por parte dos nossos profissionais continuou a pautar-se pelo respeito, honestidade e cortesia. Durante alguns, poucos meses, a resposta por parte dos que governam os destinos da Trofa era de respeito à nossa frente, mas já com insinuações como a dos tão “afamados” 500 mil euros, proclamados e repetidos em assembleias municipais, reuniões de Câmara abertas ao público e, segundo relatos de algumas pessoas, em reuniões privadas, onde começaram a surgir acusações de que este periódico ou a empresa que o detém, teria recebido cerca de meio milhão – sim, cerca de 500 mil euros – de dinheiros públicos de 2009 a 2013.

Nunca em toda a nossa existência enquanto jornal fomos confrontados com uma situação como a que se vive no concelho da Trofa, pelo menos de há cerca de um ano a esta parte.

As instituições públicas e os eleitos têm de prestar contas aos cidadãos que governam e não somente a quem os elegeu, têm de informar os cerca de 39 mil trofenses do que fazem. Explicar por que o fazem e com que recursos.

Os trofenses têm direito a pedir informação e a serem informados.

Publicidade

Apesar de disto tudo, vamos continuar a fazer o que sempre fizemos. A informação com isenção, clareza, verdade e sem tabus.

Não basta dizer que a ditadura acabou. É preciso demonstrar que a Liberdade existe… e é para todos.

As proprietárias d’ O Notícias da Trofa – Publicações Periódicas, Lda

Magda Araújo

Maria Araújo

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...