quant
Fique ligado

Lifestyle

Erros que deve evitar em Cartas de Apresentação: guia essencial

Avatar

Publicado

em

Publicidade

__________

As cartas de apresentação são essenciais se quer ter sucesso na procura de um novo emprego. Estas figuram-se como um complemento valioso ao seu currículo, dando um toque mais pessoal ao destacar a sua experiência, motivações e competências.

Não raras vezes, os candidatos cometem erros nas cartas de apresentação que enfraquecem o poder desta ferramenta. Em última instância, podem significar a diferença entre conseguir ou não uma vaga. Neste artigo exploramos alguns dos erros mais comuns que deve evitar nas cartas de apresentação.

Dar erros gramaticais e ortográficos

Dos problemas mais imperdoáveis que pode cometer numa carta de apresentação é dar erros ortográficos ou gramaticais. Isto vai acabar por prejudicar a sua credibilidade enquanto profissional, mas também transmitir ao empregador que não tem olho para os detalhes. Por isso, faça sempre uma revisão cuidada, ou então peça a terceiros para o fazer por si antes de enviar.

Não personalizar a carta

Entregar uma carta de apresentação genérica é um erro comum. A verdade é que cada carta deve ser adaptada à vaga específica a que se está a candidatar. É necessário mostrar que as suas competências e experiência estão adequadas à vaga em questão.

Elaborar a carta mais adequada para cada vaga pode parecer um desafio. Contudo, para tanto existem plataformas online que o podem ajudar. Basta aceder a esses sites e seguir os guias dos especialistas e exemplos de cartas de apresentação que mais se adequem ao seu caso.

Fonte: Unsplash

Menos é mais

A carta de apresentação não deve ser uma repetição do que já proporciona o seu currículo em termos de conteúdo. Precisa de ser usada para contar uma história coerente que envolva o recruta e mostre como pode ser uma mais-valia para o cargo.

No entanto, é importante não concentrar-se apenas nas suas próprias necessidades. A carta deve focar-se em dar ênfase a como as suas qualidades podem ajudar a empresa a resolver desafios e problemas que possa enfrentar.

Pesquise sobre a empresa

Conhecer ao máximo a empresa a que se está a candidatar é essencial. Não é à toa que os empregadores valorizam aqueles que mostrem interesse genuíno pela empresa. Deve pesquisar não só sobre a cultura, mas também sobre valores e projetos recentes que podem ser destacados na carta.

Formal ou informal

Dependendo da empresa a que se está a candidatar, é essencial saber encontrar o tom certo para a carta de apresentação. Isto significa que não deve ser formal demais, pois corre o risco de parecer muito distante. No entanto, mostrar-se demasiado informal poderá fazer perder credibilidade. É uma questão de equilíbrio adequado ao contexto.

Não seja vago

Ser vago é um dos erros que deve mesmo evitar. Destacar as suas conquistas anteriores concretas e mostrar o impacto que causaram é essencial. Números são também bem-vindos, pois ajudam a fornecer uma ideia mensurável ao recrutador.

Publicidade

Ademais, destacar as suas conquistas transferíveis também é importante. Estas até podem não ser diretamente relacionadas com o cargo, mas ao realçá-las mostrará que pode aplicar essas competências em contextos diversos, a começar pelo futuro cargo.

Fonte: Unsplash

Acabar de maneira forte

Tal como deve ter uma introdução sólida que prenda o recrutador na leitura, é importante também acabar a carta de apresentação de maneira forte. Deixe uma impressão duradoura e reitere o interesse em falar mais sobre a vaga.

Estes são apenas alguns dos exemplos que podem levar a sua carta de apresentação a ficar mais perto do sucesso. Se souber evitar estes erros, ficará mais perto não só de conseguir uma entrevista, como de alcançar o cargo que tanto deseja.

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...