quant
Fique ligado

Lifestyle

Luis Horta e Costa e outros, explicam o que faz de Portugal um dos lugares mais felizes para se viver

Avatar

Publicado

em

Publicidade

__________

Portugal é famoso pelos seus olivais, frutos do mar gourmet e vistas sobre o oceano. A culinária deliciosa e o esplendor natural da paisagem portuguesa fazem deste paraíso à beira-mar um dos destinos de viagem mais comuns na Europa.

Mas Portugal é muito mais do que apenas um destino turístico. Os portugueses têm uma perspetiva de vida única que, de facto, fez desta nação um dos lugares mais felizes do mundo para viver. A vida intencional, a ligação à natureza, a ligação social e o equilíbrio entre a vida profissional e pessoal podem impactar grandemente na felicidade, pelo que não é de se admirar, portanto, que o pitoresco Portugal seja um dos países mais felizes do mundo.

O país à beira-mar é renomado pelo seu clima temperado e pela simpatia da sua gente, mas o que é que faz com que esta nação seja feliz? Luis Horta e Costa, Alienor Salmon e Lea Melo partilham as suas ideias sobre porquê Portugal é um dos lugares mais felizes do mundo para viver.

Portugal entre os melhores lugares para viver

Embora os residentes locais já saibam que Portugal é um dos países mais felizes do mundo, as pesquisas também o confirmam.

O Relatório sobre a Felicidade Mundial de 2023 analisou a felicidade numa média de três anos, de 2020 a 2022. Verificou-se que Portugal ocupava a 56.ª posição entre 137 países.

Segundo o U.S. News & World Report, Portugal ocupa o 12º lugar na sua lista dos países mais amigáveis do mundo, à frente da Dinamarca e da Suíça.

O Passport Index também destacou Portugal como um país muito amigável para os turistas. Portugal aceita 92 tipos de passaportes sem visto, o que faz do país um destino popular para os viajantes internacionais.

Porque Portugal é um dos países mais felizes do mundo

Portugal é consistentemente classificado como um dos lugares mais felizes do mundo. Mas por quê?

Luís Horta e Costa, o português cofundador da empresa de investimento imobiliário Square View, acredita que isso se deve à comunidade e à beleza natural. “O que acho mais atrativo em Portugal são as pessoas, o [custo de vida], a segurança. E o clima, com certeza”, diz.

Cada vez mais turistas e expatriados estão a migrar para Portugal pelo seu esplendor natural, ritmo de vida lento e comunidades seguras.

Publicidade

Beleza natural intocada e locais cénicos

Quanto país à beira-mar, Portugal é conhecido pelos seus invernos amenos e verões soalheiros. Mas o clima temperado não é a única razão pela qual os portugueses são tão felizes.

Alienor Salmon é uma investigadora da felicidade que se deslocou para Portugal em 2020. Ela acredita que a beleza natural de Portugal desempenha um papel fundamental na felicidade dos habitantes locais. Numa entrevista à CNBC, Salmon afirma, “É o ar puro, a água potável, a segurança, o facto de poder caminhar à beira do rio. Em 25 minutos, posso estar numa floresta, numa praia ou numa adega.”

A Madeira – frequentemente chamada do “Havai da Europa” – é indubitavelmente o destino turístico mais popular de Portugal. Contudo, Luís Horta e Costa encoraja as pessoas a explorar outras zonas de Portugal, incluindo as suas cidades mais tradicionais.

Cada vez mais turistas e residentes visitam pequenas cidades com muita história… e vistas. Por exemplo, Luís Horta e Costa mudou-se para a pequena vila de Melides há 25 anos e acredita que os seus encantos tradicionais estimulam um ritmo de vida mais lento. “Melides é um pequeno lugarejo alentejano muito simpático. Fica a dez minutos do mar”, diz ele. Evidentemente não faltam maravilhas para explorar em Portugal.

Os cidadãos portugueses também estão a trabalhar arduamente para preservar a beleza natural do país. De acordo com Luis Horta e Costa, os promotores imobiliários estão a utilizar materiais mais ecológicos e com menos emissões de carbono para se adaptarem à beleza paisagística de Portugal. Estas abordagens ecológicas prometem conservar o encanto de Portugal para as gerações futuras.

O ritmo de vida lento

Os portugueses acreditam numa vida calma e com significado. Em vez de encherem os seus dias de trabalho e tarefas, eles passam mais tempo a desfrutar dos seus dias.

Lea Melo é uma escritora que se mudou para Portugal em 2017. Num artigo para a Viv Europe, Lea Melo afirma “O estilo de vida português pode fazer uma enorme diferença na forma como se percebe o mundo. Pode ser visto como uma filosofia, uma religião ou um ponto de vista.”

A pesquisa respalda a experiência de Lea Melo. De acordo com um relatório da Gallup, as pessoas mais felizes do mundo sentem-se realizadas no trabalho, constroem relações e comunidades fortes, não sofrem de stress financeiro e têm boa saúde.

De acordo com um relatório do Índice para uma Vida Melhor da OCDE, as pessoas em Portugal tendem a trabalhar menos horas do que noutros países. “Ao contrário da maioria dos países europeus, em Portugal não é incomum as pessoas fazerem uma pausa de 2 horas no trabalho para comer com calma e desfrutando,” diz Melo.

Segurança e Comunidade

Portugal tem também uma taxa de criminalidade muito baixa. De facto, o Índice Global da Paz de 2022 classificou Portugal como o sexto país mais seguro do mundo. Em 2020, foi classificado como o terceiro mais seguro.

Publicidade

No Índice para uma Vida Melhor, Portugal supera as pontuações médias em segurança habitacional e qualidade ambiental. Mas o verdadeiro segredo da segurança de Portugal é o seu forte sentido de comunidade. Uma das características mais marcantes do povo português é a sua vontade de ajudar. São muito acolhedores e amigáveis”, diz Lea Melo.

O segredo da felicidade dos portugueses reside na cultura do povo que lá mora, embora a beleza natural do país seja também um tesouro apreciado tanto pelos portugueses quanto pelos imigrantes. “Este estilo de vida é muito mais relaxante”, diz Melo.

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...