quant
Fique ligado

Ano 2011

Encontrada “estratégia comum” para resolver impasse da Casa Mortuária

Avatar

Publicado

em

assembleia-santiago

Na Assembleia de Freguesia de Santiago de Bougado, realizada na segunda-feira, o presidente do executivo, António Azevedo, garantiu que há “estratégia comum” para desbloquear o projeto da Casa Mortuária.

O apoio social, o constrangimento de trânsito na freguesia e a Casa Mortuária foram temas que estiveram em destaque na Assembleia de Santiago de Bougado. Numa sessão que serviu para “cumprir calendário”, o presidente da Junta de Freguesia, António Azevedo, destacou a ação do executivo junto das famílias mais desfavorecidas. Segundo o autarca, “112 pessoas estão a ser apoiadas, com comida, medicamentos e outros bens necessários”. O levantamento dos bougadenses carenciados é feito pela Conferência de S. Vicente de Paulo, instituição que mereceu largos elogios de António Azevedo, pois “tem feito um trabalho extraordinário”.

A propósito do apoio social, o autarca informou ainda a Assembleia do protocolo assinado pela Junta de Freguesia e Direção de Reinserção Social do Ministério da Justiça, que prevê a “prestação de trabalhos que deve ser executada através da criação de postos de trabalho, não remunerados e adequados a cada trabalhador, com uma duração estabelecida pelo Tribunal”. Este tipo de serviços “fomenta uma reinserção e regeneração saudável do sancionado e contribui positivamente a nível económico, quer através da redução de custos com a prisão, quer através de problemas de sobrelotação”, informou.

No que toca à bandeira do presidente da Junta, a Casa Mortuária, António Azevedo antevê uma luz ao fundo do túnel. Depois de ter mostrado o seu descontentamento na Assembleia Municipal pela autarquia ainda não ter emitido a Declaração de Utilidade Pública do terreno pretendido para a construção desta infraestrutura, o autarca afirmou que “as intervenções feitas desencadearam uma reunião com a presidente da Câmara”, Joana Lima. “Ficou finalmente definida uma estratégia comum”, informou António Azevedo que prometeu avançar com mais pormenores “no mês de setembro”. Sobre este tema, o presidente da Junta também elogiou a atitude de Joana Lima, que “está verdadeiramente empenhada em resolver este problema”.

O imbróglio no trânsito para chegar à freguesia de S. Martinho de Bougado foi tema levantado por Vasco Torres, elemento do PS. Apesar de “parecer loucura”, pelos momentos de recessão económica que se vivem, o socialista defende que “está na hora de fazer uma ligação com Famalicão”, pois acredita que só assim se garante “o desenvolvimento da freguesia”.

António Azevedo afirmou que “o problema do trânsito só se resolve com uma ponte” a ligar Santiago de Bougado a Ribeirão, através da zona industrial do Vau.

Em standby continuam os projetos da Escola Básica 1/2/3 da freguesia, prevista na carta educativa do concelho, e o Centro de Saúde. O ponto de situação destas valências para Santiago foi questionado pelo socialista Filipe Portela. O presidente da Junta frisou que tem levado estes assuntos à Assembleia Municipal, mas aconselhou o elemento do PS “a fazer o mesmo”.

Vasco Torres solicitou ainda uma solução para as águas que invadem a paragem de autocarro junto à Avenida da Maganha e que provêem de um campo. De acordo com o presidente da Junta, o problema só pode ser resolvido ou com a mudança da paragem ou com a construção de um muro de suporte ao campo. No entanto, garantiu que vai voltar a expôr o assunto junto da autarquia.

Na Assembleia foi aprovada a ata da sessão anterior (com uma abstenção), com uma alteração proposta por António Quelhas, membro do PS, que solicitou o anexo da sua tomada de posição sobre a localização dos Paços do Concelho.

Juventude em Festa a 22 e 23 de julho

Publicidade

António Azevedo anunciou ainda a data de várias atividades que a Junta de Freguesia vai promover no verão. Para além da participação na ExpoTrofa, a 10 de julho, e das Festas em Honra do Senhor, no mesmo dia, Santiago de Bougado vai acolher ainda torneios de futebol de praia, cujo campo foi instalado no Souto de Bairros. O primeiro é para o escalão de veteranos, no dia 12 de julho. Seguem-se a Juventude em Festa (22 e 23 de julho), as festas em Honra de S. Tiago e o Bougado em Festa, de 12 a 15 de agosto.

{fcomment}

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...