quant
Fique ligado

Ano 2010

Encestar o Natal

Avatar

Publicado

em

 

Torneio de mini-basquetebol reuniu dezenas de crianças das Escolas Básicas do concelho em S. Romão do Coronado.

De fato de treino e sapatilhas, dezenas de alunos das Escolas Básicas da Trofa rumaram até ao Pavilhão da EB 2/3 de S. Romão do Coronado para participarem no Torneio de Natal de mini-basquetebol promovido pela autarquia trofense, no sábado. Nas bancadas os pais e os amigos torciam para as equipas dos seus petizes triunfarem e alguns davam mesmo conselhos e elaboravam uma táctica de jogo. Esta foi uma manhã de sábado diferente, onde o desporto rei foi o basquetebol. Meninos e meninas assinalaram o início das férias de Natal com 15 jogos amigáveis e muitos cestos.

Bruno Oliveira tem nove anos e competiu pela EB1 de Finzes. “Gosto muito de jogar basquetebol, porque acho que é um desporto fixe”, garantiu. O menino acrescentou, ainda, que “a equipa mais difícil” de defrontar “foi a de Fonteleite”. Eduardo Ramos é da mesma idade e representou a EB1 de Portela e reconheceu que o torneio “não correu muito bem”, mas mesmo assim garantiu ao NT que se divertiu e que prefere “o basquetebol ao futebol”, até porque esta é a modalidade que pratica ao serviço da Associação Recreativa Vigorosa.

A participação nestes torneios é facultativa, mas mesmo assim, a actividade contou com mais de 70 alunos das EB1 de S. Martinho de Bougado (Esprela, Finzes, Paradela e Paranho), Santiago de Bougado (Lagoa e Bairros), S. Romão do Coronado (Portela e Fonteleite ), S. Mamede do Coronado (Feira Nova), Guidões (Cerro 1) e Muro (Estação).

Ao final da manhã, os sorrisos e o cansaço foram as recompensas dos alunos, bem como um diploma de participação. “O objectivo da actividade não é premiar os vencedores”, mas, mesmo assim, a equipa da EB1 de Fonteleite destacou-se, saindo vencedora do maior número de jogos. “Nestas idades o mais importante é participar e desenvolver as competências técnicas e não a competitividade entre eles”, referiu João Lemos, assessor técnico da Câmara Municipal da Trofa para o Desporto.

O mini-basquete é uma actividade desenvolvida pela autarquia “há já alguns anos” nas Escolas Básicas de todo o concelho. Os alunos podem praticar esta modalidade uma vez por semana na Actividades de Enriquecimento Curricular e, uma vez por período, podem mostrar o que aprenderam, nos torneios organizados pela Câmara Municipal. Está é também “uma forma de promover o desporto, que é também a função da autarquia”, conforme explicou João Lemos.

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...