quant
Fique ligado

Ano 2006

Eficiencia Energetica discutida na Trofa

Avatar

Publicado

em

energaia.jpg

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Analisar a eficiência energética no sector empresarial serviu de mote para um seminário organizado pela Energaia – Agência Municipal de Energia de Vila Nova de Gaia, que decorreu no auditório da Junta de Freguesia de S.Martinho de Bougado., no dia 16 de Maio.

Publicidade

O projecto eds.NORTE, no âmbito do qual se realizou o seminário, tem como objectivo contribuir para a promoção da eficiência energética e promover a competitividade da região de forma sustentável.

Energaia é uma agência de energia municipal, que promove a eficiência energética, que promove as boas normas ambientais e sensibiliza a população para a poupança energética. As agências de energias têm sido lançadas desde 1991. A Energaia nasceu em 1999/2000 e está situada no concelho de Vila Nova de Gaia. A agência tem um conjunto de técnicos, actualmente vinte pessoas. Funciona há seis anos e tem um volume de negócios entre os quatro e os cinco milhões de euros.

Segundo Borges Gouveia, da Energaia, este projecto, “EDS-Norte que tinha a ver com a divulgação das duas práticas de energia, quer nos edifícios municipais, quer nas habitações domésticas ou empresas. O programa chegou ao seu fim, foi um projecto que demorou dois anos, em que se procuraram determinar as componentes principais, que condicionam ou podem melhorar a utilização racional da energia nas empresas.” Segundo o responsável da Agencia, “a escolha da Trofa para ser palco deste seminário faz sentido devido a um conjunto de relações pessoais que existem entre mim e o Presidente da Câmara e também do vice-presidente, que há algum tempo manifestaram interesse em lançar uma actividade deste tipo no concelho da Trofa. Temos vindo a ajudar a Câmara a lançar esta actividade, que é muito importante, dado que o concelho tem muitas empresas”.

O projecto eds.NORTE tem como objectivo contribuir para a promoção da eficiência energética, orientando acções para sectores capazes de valorizar e promover a competitividade da região de forma sustentável.
de acordo com Borges Gouveia, “Foram identificados os objectivos estratégicos deste projecto, sobre os quais foram desenvolvidas as actividades propostas nas várias medidas, a saber, a eficiência energética nos edifícios municipais, aproveitar o potencial da valorização dos resíduos orgânicos, promover a gestão racional de recursos (eco-eficiência) nas empresas, disseminar informação e conhecimento na Região Norte, identificar e captar oportunidades de investimento nas área das energias renováveis e da eficiência energética em edifícios, diminuir os impactos ambientais associados à utilização de energia, nomeadamente as emissões de gases de efeito de estufa.

Durante todo o dia passam por este seminário representantes de varias em presas e instituições como a Salvador Caetano, Ecoempresas, Águas do Douro e Paiva entre muitos outros.

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...