quant
Fique ligado

Ano 2006

Trofa e Cerceda estabelecem parceria

Avatar

Publicado

em

cerceda .jpg

 

 

 

 

 

A Trofa e o Município galego de Cerceda estão a estabelecer contactos e acordos para potenciar a cooperação empresarial entre Portugal e Espanha.

A candidatura conjunta a fundos comunitários poderá ser uma estratégia

 

Publicidade

Tendo como pano de fundo o desenvolvimento de contactos ao nível económico-empresarial, Bernardino Vasconcelos, autarca da Trofa foi recebido nos Paços do Concelho de Cerceda pelo Alcaide local, José Garcia Linhares.

A troca de experiências e a promoção de parcerias público-privadas foram os objectivos fundamentais da deslocação a Cerceda, localidade galega próxima da Corunha, da delegação da Câmara Municipal da Trofa, liderada pelo presidente, e que integrava, também, o Presidente da AEBA (Associação Empresarial do Baixo Ave), Manuel Pontes, e o administrador da Trofa Parque, Carlos Alves, que está a gerir a criação da ALET– Área de Localização Empresarial da Trofa.

Bernardino Vasconcelos sublinhou a importância destas parcerias, com o objectivo de “criar riqueza e promover o bem-estar comum”, referindo que ficou impressionado com a perfeita combinação em Cerceda entre indústria, ambiente e turismo.

Por sua vez, José Garcia Linhares afirmou a “vocação industrial clara” do município que dirige e que a meta a atingir é “a criação do pleno emprego”. Linhares deixou bem claro que “a Trofa é um modelo a imitar e uma referência para o futuro de Cerceda”.

Durante a visita foi celebrado um acordo entre as duas autarquias, com o intuito de aprofundar as relações empresariais b entre a Trofa e Cerceda e que, no futuro, podem abranger outras áreas de actividade como o turismo e a cultura.

O acordo celebrado entre os dois municípios, que poderá vir a ser gerido por uma fundação, visa para além da promoção e desenvolvimento conjunto de parques industriais e empresariais, a instalação de empresas, a criação de emprego, a dinamização de projectos nas áreas económica e industrial, a internacionalização das empresas e a criação, nos dois municípios, de uma economia competitiva.

Potenciar candidaturas conjuntas a fundos comunitários é também um dos objectivos principais deste acordo de colaboração, que aproxima dois municípios com muito em comum.

Cerceda, está localizada junto a uma grande cidade espanhola, a Corunha, possui boas acessibilidades, e encontra-se perto de uma zona portuária e de um aeroporto. Durante a estadia em Cerceda, Bernardino Vasconcelos visitou o Polígono Industrial, um Parque Aquático e as instalações da empresa de tratamento de resíduos sólidos urbanos, Sogama.

Em Junho próximo, uma comitiva de empresários e autarcas oriunda de Cerceda visita o Concelho da Trofa para ratificar mais um acordo entre os dois municípios, numa cerimónia que contará com a presença do tecido empresarial da região, designadamente com empresários e investidores do Concelho da Trofa.

Publicidade
Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...