O Campeonato de Portugal conhece, este fim-de-semana, com a 34.ª e última jornada da fase regular, todas as decisões quanto aos dois primeiros classificados de cada série, que têm acesso à disputa do play-off de subida à II Liga. De igual forma, serão conhecidos todos os clubes despromovidos aos campeonatos distritais.

Da série A à série D, há já quatro clubes com lugar garantido na luta pela promoção: Vizela (A), Lusitânia Lourosa (B), União de Leiria (C) e Praiense (D), sendo que destes, só vizelenses e açorianos têm como garantido o primeiro lugar das respetivas séries.

As outras quatro vagas estão por definir e o Maisfutebol leva-lhe, série a série, todas as contas quanto às decisões para o play-off, cujo sorteio se realiza na próxima terça-feira, 14 de maio, na Cidade do Futebol. Na primeira eliminatória dessa fase, que dita o início das decisões dos dois clubes que sobem à II Liga, os primeiros classificados nunca podem defrontar o segundo colocado da sua série e vice-versa. 

  • SÉRIE A:

1.º: Vizela, 74 pontos

2.º: Fafe, 69;

3.º: São Martinho, 66;

4.º: Trofense, 66.

Com o Vizela a ter o primeiro lugar garantido, a outra vaga da série A para o play-off está ainda em aberto para três clubes: Fafe, São Martinho e Trofense, que garantem o segundo lugar mediante os seguintes cenários.

Fafe: um empate na receção ao Vizela basta. A derrota até pode valer apuramento, se São Martinho e Trofense, que têm vantagem no confronto direto com os fafenses, perderem.

São Martinho: garante o segundo lugar se vencer o Merelinense e se o Fafe perder, pois tem vantagem no duelo com Fafe e Trofense, em caso de igualdade pontual.

Trofense: precisa de vencer a AD Oliveirense e esperar que o Fafe perca e que o São Martinho não ganhe.

Jogos da decisão: Fafe-Vizela; São Martinho-Merelinense; Trofense-AD Oliveirense (domingo, 17 horas).

  • SÉRIE B:

1.º: Sp. Espinho, 66 pontos;

2.º: Lusitânia Lourosa, 66;

3.º: Gondomar, 63.

É um cenário raro, mas real. Na série B, o atual segundo classificado é quem já tem vaga garantida no play-off. O Lusitânia tem desvantagem no confronto direto com o Sp. Espinho, mas vantagem para o Gondomar e e é primeiro num campeonato a três (no qual tem sete pontos, para cinco do Sp. Espinho e quatro do Gondomar). Por isso, está apurado. Em duelo direto, reforce-se, o Sp. Espinho tem vantagem para o Lourosa; o Gondomar tem vantagem para o Sp. Espinho; o Lourosa tem vantagem para o Gondomar.

Sp. Espinho: garante um dos dois primeiros lugares se empatar. Para ficar em primeiro, basta vencer. No fundo, tem de somar, pelo menos, igual pontuação à do Lusitânia, mas superior à do Gondomar, pela vantagem direta para o Lourosa no confronto direto. Caso os três tiverem os mesmos pontos, fica em segundo. Só fica de fora dos dois primeiros lugares caso perca em Gafanha e, a juntar a isso, o Gondomar teria de vencer e o Lourosa pontuar.

Gondomar: se se apurar, será sempre no segundo lugar devido ao confronto direto. E só o consegue se vencer o Águeda, se o Sp. Espinho perder em Gafanha e se o Lourosa pontuar.

Jogos da decisão: Gondomar-Águeda, Gafanha-Sp. Espinho, Lourosa-Paredes (domingo, 17 horas).

  • SÉRIE C:

1.º: União de Leiria, 72 pontos;

2.º: Vilafranquense, 69;

3.º: Anadia, 68.

A União de Leiria já tem apuramento garantido para o play-off, resta saber se como primeiro ou segundo classificado. A formação leiriense será acompanhada por Vilafranquense ou Anadia.

Vilafranquense: uma vitória ante a AD Nogueirense sela o play-off e dá mesmo o primeiro lugar se a União de Leiria perder com o Benfica e Castelo Branco, pois os de Vila Franca de Xira têm vantagem no confronto direto. Em caso de empate, precisa que o Anadia não vença o seu jogo. Se perder, tem de esperar que o Anadia perca.

Anadia: se vencer na receção ao Oleiros, tem de esperar que o Vilafranquense não vença. Um empate chega, caso o Vilafranquense perca: isto porque uma igualdade pontual beneficia o Anadia. Em qualquer caso, só se pode apurar como segundo classificado.

Jogos da decisão: Vilafranquense-AD Nogueirense; Anadia-Oleiros; U. Leiria-BC Branco (domingo, 17 horas).

  • SÉRIE D:*

1.º: Praiense, 74 pontos;

2.º: Real SC, 66;

3.º: Oriental, 64.

Praiense tem o play-off garantido e a vitória na série D. Será acompanhado por Real ou Oriental, que disputam o segundo lugar à partida para a última jornada.

Real SC: tem vantagem no confronto direto com o Oriental. Por isso, um empate basta para garantir o segundo posto e o consequente apuramento.

Oriental: só consegue acesso ao play-off de subida se vencer o Angrense e se o Real SC perder na receção ao Casa Pia.

artigo publicado no site Maisfutebol