quant
Fique ligado

Edição 697

Dois dias na Assembleia “à boleia” de Joana Lima

Avatar

Publicado

em

O NT acompanhou durante dois dias o trabalho parlamentar da deputada trofense Joana Lima. Na atribulação dos últimos dias de legislatura, foi possível perceber que o Parlamento é muito mais do que o hemiciclo.

Os dias têm sido atarefados. O fecho da legislatura e a chegada das férias parlamentares provocam um frenesim ainda mais intenso em S. Bento. Os grupos parlamentares ultimam as últimas propostas, as comissões de trabalho reúnem vezes sem conta, em horários anormais e em algumas ocasiões em simultâneo com outras, fazendo com que deputados “saltem” de uma sala para a outra.

Publicidade

A pé desde a cinco da manhã, Joana Lima chega a Lisboa para mais uma semana de trabalho parlamentar, depois de uma longa viagem que começou na Trofa e que teima em não acabar devido ao trânsito caótico da capital. Preocupa-se com as horas e telefona a uma das assessoras do grupo parlamentar do Partido Socialista, que rapidamente lhe desfaz o equívoco e lhe assegura que a reunião da comissão da Saúde, que pensava começar às 10 horas, afinal está marcada para as 10.30 horas. “Ainda bem. Já estava a entrar em stress”, desabafa.

A chegada à Assembleia da República faz-se de forma bem mais calma, com direito a pequeno-almoço e a pequenas conversas por entre os imensos corredores que separam o novo edifício do histórico edifício da casa da democracia. Pelo caminho, encontra uma deputada do CDS, que corrobora o sem número de afazeres num pouco espaço de tempo e em jeito de brincadeira ameaça: “Vou meter baixa”.

Risos logo seguidos de despedidas, porque o relógio não para e é preciso dar uma última olhada na documentação, no “ninho” dos deputados socialistas, que é como quem diz, a ala dedicada ao grupo parlamentar rosa. É aí que uma deputada nota a presença jornalística: “Vem perceber como é o dia a dia de um deputado”, explica Joana.

Leia a reportagem completa na edição 697 do jornal O Notícias da Trofa, já nas bancas.

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...