Ano 2010
Direitos e deveres esclarecidos
Os utentes da Muro de Abrigo ficaram mais esclarecidos sobre os seus direitos e deveres enquanto consumidores depois da sessão promovida pela Câmara Municipal e pela DECO – Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor.
Quase todos sabemos que na compra de um bem ou de um serviço existe a chamada “garantia” para que, se houver algum problema, o consumidor não fique prejudicado. Mas será que, se o seu frigorífico avariar no período de garantia (que é de dois anos para bens móveis como electrodomésticos e veículos), o tempo em que este esteja a reparar não conta como período de garantia? Ou seja, se o seu frigorífico estiver em reparação durante duas semanas, na prática, o período de garantia passa a dois anos e duas semanas. Os utentes da Muro de Abrigo ficaram esclarecidos sobre este e outros pormenores fundamentais no momento de comprar seja o que for, graças à sessão de esclarecimento promovida pela Câmara Municipal da Trofa em parceria com a DECO, no dia 11 de Novembro.
Lurdes Costa e António Silva foram dois dos utentes que assistiram e participaram na sessão. “É sempre importante informar os mais velhos do que se passa e o que vai mudando, até porque às vezes vamos esquecendo estas coisas”, salientou Lurdes, uma das mais participativas daquela tarde.
Já António Silva confessou que aprendeu “algumas coisas novas”, apesar de ser “precavido” no que diz respeito a vendas duvidosas.
E o objectivo era mesmo esse: alertar os utentes da associação murense para o perigo de assinar um contrato sem ler todas as cláusulas e desconhecendo os direitos e os deveres de qualquer consumidor, sobretudo numa época em que existem muitas vendas porta-a-porta, algumas delas abusivas, que testam a paciência do consumidor ao máximo e o levam a comprar algo de que não necessita.
O vereador do pelouro da Acção Social da Câmara Municipal, José Magalhães Moreira, marcou presença no início da iniciativa e reconheceu que este tipo de actividade “é muito importante”. “Todos os dias vemos notícias de idosos que são, de certa forma, ludibriados por vendas agressivas e convém que eles conheçam os riscos que correm e o que podem fazer para resolver a situação”. Através do protocolo que temos com a DECO Norte, esta é uma iniciativa que temos de multiplicar, embora não seja a primeira do género no concelho, porque se podem evitar burlas e vendas agressivas que prejudicam os nossos idosos”, atestou.
Fátima Silva, responsável da associação, estava satisfeita com a forma como decorreu a actividade e com os temas abordados: “É muito importante para todos estarem conscientes dos direitos e dos deveres, porque durante muito tempo a sociedade acreditava que não tinha direitos, apenas deveres”. “Os nossos utentes gostam muito de aprender e de conhecer coisas novas, embora alguns deles, devido à idade, já não mostrem tanto interesse”, acrescentou.
No final, não podia faltar o magusto. Afinal era dia de S. Martinho e o tempo frio convidava a provar as castanhas assadas.
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