quant
Fique ligado

Edição 575

Direção em gestão no Clube Desportivo Trofense

Avatar

Publicado

em

Nenhuma lista foi apresentada para as eleições dos órgãos sociais do Clube Desportivo Trofense. Convocada nova assembleia para 8 de junho para resolver vazio diretivo.

Exatamente dois anos após a assembleia eleitoral que reconduziu Paulo Melro na direção do Clube Desportivo Trofense, realizou-se mais uma assembleia para eleger os novos órgãos sociais. Só que nenhuma lista foi apresentada e o presidente da assembleia-geral, João Fernandes, declarou oficial o vazio diretivo no clube, na noite de 30 de maio.
Numa assembleia-geral mais concorrida do que o costume, o presidente da direção cessante, Paulo Melro, explicou que, “em conversa com os elementos dos órgãos sociais”, percebeu que “não havia condições, no seu todo, para apresentarem recandidatura” à liderança do emblema mais representativo do concelho. Apesar de não ser novamente candidato, Paulo Melro manifestou o “compromisso” de “tudo fazer” para encontrar “no limite, uma solução intermédia que possa trabalhar por algum tempo” e cumprir os “timings urgentes”. Um deles é preparar a próxima temporada das camadas jovens, anunciou Paulo Melro.
E a “solução intermédia” que o dirigente referiu trata-se de, pelo menos, encontrar um grupo de sócios que se disponham a formar uma comissão administrativa que garanta a gestão do clube nos próximos tempos e garantam o desenvolvimento dos vários processos em curso. Dois deles têm que ver com os processos de recuperação. “Estava a decorrer um recurso à não aceitação do plano de recuperação do clube e não nos foi dada razão, ao contrário do que nós e os nossos advogados pensávamos”, informou Paulo Melro. O passo seguinte é, no âmbito do processo de insolvência, “apresentar um plano de recuperação que terá de ser renegociado com os credores e tentar encontrar uma solução que baixe a taxa de esforço do plano inicial”.
Já o plano de recuperação apresentado pela Sociedade Desportiva Unipessoal por Quotas – responsável por gerir a equipa sénior – também não terá luz verde do tribunal. Paulo Melro afirmou que o processo não será homologado devido ao voto desfavorável da Autoridade Tributária, que é credora. E também neste assunto há um plano alternativo, defendeu Paulo Melro: “O que o advogado nos transmitiu é que é possível ainda voltar a apresentar o plano, respondendo às dúvidas do tribunal”.

Publicidade

Rio Ave quer gerir equipa sénior

Uma vez garantida a manutenção da equipa sénior, foi possível aferir das intenções do Rio Ave para com o clube da Trofa. Paulo Melro já tinha anunciado um “interesse” do emblema vilacondense em firmar parceria e nesta assembleia-geral deu mais pormenores. “O Rio Ave tinha intenção de criar uma equipa B, mas como não conseguirá fazer inscrição este ano, e tendo necessidade de escoar ativos, tanto juniores como seniores já colocados em diferentes equipas, procurou um clube que pudesse servir essas intenções”, começou por explicar.
O Rio Ave quer “gerir o futebol sénior do Trofense”, num processo que “será acompanhado” pelo clube da Trofa. Caberá aos vilacondenses “todas as despesas associadas à gestão”, enquanto a formação do plantel será da responsabilidade da equipa técnica, que “poderá conter um elemento do Trofense, para fazer a ponte para uma eventual integração de atletas do clube para a equipa sénior”.
Já o Trofense “terá de assegurar as portarias, bilheteiras e diretores de campo nos dias dos jogos”, acrescentou. O Rio Ave quer ainda que o protocolo seja “anual”, com possibilidade de renovação, uma vez que lhe dará possibilidade de avaliar a possibilidade de criar a equipa B.
“As receitas próprias do clube ficarão no clube, juntamente com a verba que viermos a fixar da parte do Rio Ave e serão usadas para gerir os planos de recuperação”, informou ainda Paulo Melro, que considerou a parceria “uma ideia boa”. A bola está, neste momento, do lado do Trofense, que deverá pronunciar-se sobre a proposta, só que o clube está sem estrutura diretiva.
Por isso, João Fernandes convocou uma nova assembleia-geral, para o dia 8 de junho, para as 21 horas, no Fórum Trofa XXI, no Parque Nossa Senhora das Dores e Dr. Lima Carneiro, com a esperança de que haja sócios dispostos a preparar o futuro do clube.

Sugerida criação de nova associação paraacolher camadas jovens

Face aos graves problemas financeiros que o clube atravessa e que o impede de receber subsídios estatais, e preocupado com o futuro das camadas jovens, Manuel Wilson sugeriu a criação de uma nova associação para acolher as equipas de formação que militam nas divisões mais baixas. As equipas que competem em divisões mais elevadas, como campeonato nacional, devem manter-se no CD Trofense. O responsável pelo departamento de formação na direção cessante considera que, assim, se garante a sobrevivência das camadas jovens, uma vez que a nova associação poderá receber subsídios que sustentem o funcionamento do departamento de formação.
Um assunto que também ficou “em lume brando” à espera de que haja desenvolvimentos na próxima assembleia-geral.

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...